Marido conta que mulher não apresentou nenhum sintoma de gravidez e que ciclo menstrual se manteve normal
Moradora de Cosme de Farias de Farias, Ismalia Mirtes Souza Sena, 35 anos, buscou a Unidade de Pronto Atendimento de Brotas (UPA), na manhã dessa segunda-feira (20), se queixando de fortes dores na região pélvica e no quadril. Mãe de uma menina de 16 anos, o que ela não esperava era descobrir na unidade de saúde que estava grávida e as dores que sentia já era do parto. Ismalia e a recém-nascida passam bem e após cuidados iniciais foram encaminhadas para o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).
Pai da criança, André Luís da Silva Santos Gomes, 38, conta que diferente da primeira gravidez, dessa vez, a esposa não sentiu nenhum sintoma que fizesse o casal suspeitar da gestação. “Ela não teve nenhum sintoma de gravidez. A barriga não estava grande para dizer que ela estava grávida. Na gravidez de Ana, ela teve vários sintomas e percebemos. Dessa vez, não teve, só há alguns dias percebi que a barriga estava um pouco mais dura, mas o ciclo menstrual dela se manteve normal”, explicou o marido.
André conta ainda que a esposa, que trabalha em um supermercado, estava trabalhando normalmente na manhã de segunda quando, por volta das 9h30, começou a sentir as primeiras dores. Como não passava, ela decidiu buscar ajuda médica. Chegou na UPA por volta das 12h. “A médica que a atendeu desconfiou de gravidez e pediu exame”, explica o marido. Às 15h05, Ismalia Mirtes Souza Sena, de 35 anos, deu à luz uma menina saudável, pesando 3,160 kg e medindo 44 cm. O casal, que já é pai de Ana Carolina, ainda não definiu o nome da caçula
A mãe e a bebê continuam na maternidade, sem previsão de alta. Como a família não sabia que havia um bebê a caminho, sequer conseguiram pensar no enxoval. “Não temos nada ainda. Temos contado com a solidariedade de familiares e amigos que estão fazendo o que podem para poder nos proporcionar. Ontem mesmo ganhamos um pacote de fraldas da UPA de Brotas, onde ocorreu o primeiro atendimento”, contou o pai, reforçando que a chegada do bebê pegou todos de surpresa. “Ainda estamos digerindo tudo isso. Até os amigos e familiares, ninguém percebeu nada. Estão todos surpresos”, acrescentou.
A equipe responsável pelo atendimento foi composta pelas médicas Roberta Visco, Alexandra Luana Couto e Andressa Leal, além das enfermeiras Áurea Adrielle, Micheline de Jesus e Ilza Anjos. “De forma inesperada chega uma paciente com uma suspeita de gravidez, começou a apresentar contrações e iniciamos os preparativos para esse parto. Foi algo inesperado e surpreendente. Muito gratificante saber que na unidade iria chegar uma nova vida. Muito feliz em poder participar desse momento”, contou enfermeira Áurea Adrielle sobre o atendimento.
A direção da UPA de Brotas, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), reforçou que situações como essa evidenciam a importância da preparação técnica e humanização no atendimento das equipes de saúde, além de parabenizar todos os profissionais envolvidos pelo excelente trabalho.
Correio24Horas
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias