Bahia entra para a lista de estados com queda nas mortes pelo coronavírus

O Brasil conseguiu, pela primeira vez, diminuir as médias móveis de morte pelo coronavírus em 16 unidades federativas. A Bahia junto com o Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe reduziram pelo menos 15% no cálculo de suas médias móveis em comparação com os resultados das duas últimas semanas.

Apenas os estados do Amapá, Rio de Janeiro e Tocantins registraram alta nesta terça-feira (1). Segundo O Globo, apresentam estabilidade Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e Rondônia.

O Brasil está em seu quarto dia consecutivo com um número menor na média móvel de mortes pela Covid-19. Desde o último dia 28, ela está abaixo de 900.

A variação de -13% deixa o Brasil com tendência de estabilidade nas mortes pelo coronavírus. Se conseguir alcançar -16%, a estimativa será de queda.

O cálculo da média móvel de 7 dias faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. O resultado é comparado com média de duas semanas atrás para analisar se há tendência de alta, estabilidade ou queda.