Atlantic Nickel preserva 750 hectares de Mata Atlântica e mantém viveiro que já produziu mais de 56 mil mudas para replantio 


São mais de 81 hectares de área verde recuperados, o que colabora também para a manutenção do habitat de centenas de animais, alguns deles em processo de extinção. 

A Atlantic Nickel, empresa que produz e exporta níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, mantém suas operações com foco em sustentabilidade socioambiental, e atua na preservação de 750 hectares de Mata Atlântica na área de entorno da Mina Santa Rita. O projeto, mantido desde o início da implantação da empresa, já ultrapassou a marca de 81 hectares de área verde recuperados, e é fundamental também para a manutenção do habitat de centenas de animais, alguns deles em processo de extinção.

Ano passado, a Atlantic Nickel inaugurou um viveiro com capacidade para produzir 30 mil mudas ao ano, que são destinadas à recuperação de áreas e programas de educação ambiental com a comunidade. O espaço concentra a produção de espécies nativas da Mata Atlântica, operando com um sistema automático de irrigação, a fim de garantir um menor consumo de água. 

São espécies como Pau Brasil, Jacarandá da Bahia, Pau Ferro, Ingá de Metro, Copaíba, plantadas dentro da Área de Preservação Permanente e da Área de Reserva Legal da unidade operacional, por meio de um trabalho que já alcançou a marca de 56 mil mudas plantadas desde a inauguração do viveiro. 

A Atlantic Nickel está localizada em uma área do bioma Mata Atlântica, uma das florestas mais ricas em biodiversidade no mundo e um dos maiores biomas brasileiros. Na área, são encontradas espécies arbóreas de alto valor ecológico.

Os trabalhos de preservação e replantio colaboram diretamente para a proteção da fauna da Mata Atlântica, que abriga diversas espécies como a preguiça-de-coleira, o quati e o caititu. A Atlantic Nickel protege os animais silvestres da região por meio do Programa de Monitoramento e Resgate de Fauna, que atua no monitoramento dos bichinhos dentro da área da empresa, mas que muitas vezes é também acionado pela população para ajudar alguns animais achados nos arredores.

Todas as ações implementadas pela Atlantic Nickel partem de uma mesma consciência corporativa, baseada em seus valores organizacionais, que aponta para um desenvolvimento baseado na proteção da biodiversidade e do bem-estar social. “Estamos focados em crescer, de forma segura, responsável e sustentável. Nos preocupamos e atuamos para que nossas ações sejam percebidas de forma positiva na sociedade, e este objetivo está suportado por nosso propósito de fazer uma mineração segura, responsável e inteligente”, destaca Sérgio Souza, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Ascom