Atlantic Nickel conquista certificação que valida inventário de gases de efeito estufa de acordo com a ISO 14.064-3:2007

Programa Brasileiro do GHG Protocol atesta dados sobre emissão de gases com informações verificadas em auditoria feita por empresa independente credenciada pelo Inmetro.    
 

 A Atlantic Nickel, empresa que produz e exporta níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, acaba de conquistar uma importante certificação que atesta a qualificação e validação do Inventário de Gases do Efeito Estufa publicado pela empresa, relativo ao período de janeiro a dezembro de 2020. A certificação ISO 14.064-3:2007 é mais um resultado do comprometimento do negócio com o desenvolvimento sustentável. 

O Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) é uma ação de responsabilidade ambiental, com publicação anual no Registro Público de Emissões, o maior da América Latina, que faz parte do Programa Brasileiro GHG Protocol. O objetivo da ferramenta é promover e facilitar a transição de uma economia de baixo carbono para as empresas brasileiras. 

Com a certificação, a Atlantic Nickel cumpre um dos requisitos para obtenção do “Selo Ouro”, de acordo com critério do GHG Protocol, confirmando que o inventário traz informações que foram auditadas por empresa independente, o que confere transparência às informações. A auditoria foi realizada pelo Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial LTDA, entidade credenciada pelo Inmetro. 

“É interesse da nossa empresa tornar públicos esses dados, seguindo a nossa lógica de operar um negócio sustentável e transparente em todas as suas ações. Com esses dados do inventário consolidados, é possível traçar novas metas de redução de emissão de gases baseadas em cálculos”, explica Jorge Robbin, Coordenador de Meio Ambiente da Atlantic Nickel. 

Atenta às mais atuais discussões sobre aquecimento global e os fatores que impactam nas mudanças climáticas, a companhia se empenha de forma permanente para melhorar seu desempenho ambiental. Desde que iniciou as operações em Itagibá, investe na adoção de medidas que reduzem a emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2 eq). Entre elas, estão a utilização diesel com menor teor de enxofre, uso de lâmpadas LED e destinação de resíduos para coprocessamento.

Todas as estratégias implementadas pela Atlantic Nickel buscam respeitar as legislações ambientais, mas vão além das exigências aos requisitos legais, mantendo um compromisso diário e coletivo de respeitar o meio ambiente e construir o futuro que desejamos para as próximas gerações. 

Ascom