Agenda Ipiaú 2033: Arquiteto e urbanista Elson Andrade comenta idéias para o centenário

Nesta feita, venho a público, reconhecer e aplaudir a inteligente e desafiadora iniciativa do Ipiaú On Line (IOL), através da pessoa do ilustre empresário, ipiauense, jornalista, radialista, músico, experiente e internacional visionário, Celso Rommel; que acaba de lançar a Coluna de Opinião Popular, intitulada: AGENDA IPIAÚ 2033.

A coluna tem por objetivo publicar periodicamente, artigos futuristas – socioeconômicos, organizacionais e culturais, a ser produzidos por diversos e ilustres cidadãos pensadores, influentes, de Ipiaú e região, sobre a cidade que queremos em 2033, quando Ipiaú completará 100 anos de sua emancipação política.

Os candidatos a apresentarem artigos deste naipe, deverão entrar em contato com a produção do IOL, através dos números de What´s App (73) 98864-3326 (Celso) ou 98898-3064 (Noel). Também podem enviar e-mails para [email protected] ou através da página do Facebook: https://www.facebook.com/siteipiauonline/

Segundo (IOL), a expectativa é muito boa, e avisa que já há vários prominentes filhos de Ipiaú, inscritos que vivem fora da cidade, em Salvador, Brasília, São Paulo, Indaiatuba e até nos EUA… (o que não garante preferência).

Só para se ter uma ideias do impacto desta nova postura e forma de enxergar e reagir ao futuro, destaca-se que até 2033, teremos uma população na casa dos 60 mil habitantes, onde terá sido aplicado em recursos do orçamento municipal, em Ipiaú, além dos investimentos diretos dos governos estadual e federal, [mais de 2 Bilhões de reais até 2033], sem descontar a inflação, considerando um crescimento econômico modesto e sem haver mudanças substanciais no padrão econômico local.

Infelizmente Ipiaú e região, sofrem de miopia do planejamento (doença comum a administradores e servidores públicos, do tipo apaga-incêndio), “doença” que impede os governos de enxergar algo além do seu próprio mandato… os quais passam anos apagando fogo, e ao final, pouca tem a entregar de substancial.

O quadro socioeconômico atual é desolador, e exige providências substancias urgentes. Temos uma economia que produz, emprega e distribui aquém das necessidades, a “religião” da cacauicultura que persistente no animus geral, a cidade cada vez mais dependente de transferência de recursos Estadual e Federal, a falta de profissionalismo dos agentes públicos, falta de saneamento básico, falta de políticas públicas sérias e supra governos, a política do criar dificuldade para vender facilidade, o clientelismo e assistencialismo na política eleitoreira, a má gestão e desvios dos parcos recursos públicos, o envelhecimento da população, o financeiríssimo da economia, a droga que está destruindo nossos jovens, a criminalidade aumentando a passos largos; o tempo que passa, o costume que se estabelece…


ORIENTAÇÕES E FORMATAÇÃO: – Desenvolva o seu artigo, de preferência na ordem:
Introdução;
Desenvolvimento; e
Conclusão/proposta concreta tendo em vista o horizonte de 2033, quando Ipiaú terá 100 anos de emancipação política/administrativa; o ideal é que tenha em torno de uma única lauda, (descontado as imagens) na fonte Arial 10, em torno de 500 a 800 palavras; formate seu texto em pelo menos 3 parágrafos. O ideal é cerca de 4 a 8;

Insira 1 ou 2 imagens, (espalhadas pelo texto), que julgar importante para melhor compreensão do tema (se necessário) e se possível, cite a fonte, ano, local e autor da foto/imagem/gráfico.

IMPORTANTE:
Procure se ater a um único tema (abordagem);
Procure se ater a ações concretas, com a visão estadista, através de políticas públicas de Estado (prefeitura e não o prefeito – sociedade e não o fulano), ou seja, evite A FULANIZAÇÃO, deste ou daquele governante ou partido, por exemplo. Porém não é impeditivo!
O assunto corrupção já está atualmente bastante explorado na mídia (embora muito importante… já está maçante). Porém, pode sim ser abordado;

Procure tratar/abordar do assunto, de forma objetiva… que uma vez, lá em 2033, quem olhar de lá para cá, fique claro que foi importante ter observado sua opinião, considerações, advertência, abordagem e pauta;

Para melhor compreensão da abordagem/assunto, você pode sugerir um vídeo:
Indique o link do vídeo, ex: https://www.youtube.com/watch?v=a_hKhqOCT6Y8956

Abaixo do texto indique: seu Nome e Sobrenome – idade (opcional), profissão, naturalidade.

TEMAS, APENAS SUGERIDOS:

Preferencialmente: O Seu Assunto (aquele que você gosta e entende);
Saúde e/ou Saúde Pública;
Segurança Pública;
Emprego e Renda;
Educação Formal e/ou Cultural;
Empreendedorismo Social e/ou Empresarial;
Ipiaú como Centro Micro Regional Comercial;
A Restruturação Urbana e os Arcos Rodoviários: BR-330 e BA-650;
O Futuro da Cacauicultura e da Pecuária Local;
Ipiaú como Polo da Fruticultura, na Era Naturalista do Pós Refrigerante;
Cultura, Esporte e Lazer;
Inclusão Social;
O que Já Temos de Bom e Merece Ser Preservado;
Governo Digital Como Plataforma de Serviços Públicos;
Escola de Governo, Capacitação de Líderes Sociais e Políticos;
Gestores/Servidores Públicos e a Efetividade Governamental;
Parque Municipal Linear Água Branca, Horto Florestal, Praia do Arára;
Plano Municipal do Saneamento Básico;
A Embasa e a Licitação da Nova Concessão do Saneamento em Ipiaú;
Mobilidade Urbana e Rural;
Tributação e Serviços Públicos;
Padrão Mínimo de Serviços Públicos;
Cultura Cidadã;
Comunicação Social Eficaz;
Controladoria Municipal, Licitação, Acesso a Informação e Transparência;
Comércio, Serviço, Indústria e/ou Agricultura;
Sustentabilidade Previdenciária e os Impactos Socioeconômicos Locais;
Meio Ambiente e Sustentabilidade;
Urbanismo, Planejamento, Mobilidade, Plano Diretor;
Desenvolvimento Econômico e Social;
Economia, Moeda Social e Economia Solidária;
Políticas Públicas Penes x Políticas de Governos;
Os Rios de Ipiaú;
O Meio Rural e a Retomada da Vida no Campo, na Era da internet;
Cooperativismo em Ipiaú: Passado, Presente e Futuro;
Associativismo em Ipiaú: Passado, Presente e Futuro;
As Praças de Ipiaú;
Como Suprir a Falta de Lideres Confiáveis;
Como Preparar Gestores Públicos do Futuro;
O Cidadão do Futuro que Queremos;
O Preço a ser Pago pelo Futuro;

Ainda sobre o tema Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Cidades, sugiro os mais astutos, assistirem ao vídeo abaixo:

Elson Andrade – arquiteto, urbanista, empresário e pós graduando Instituto de Economia da Unicamp – SP