Numa articulação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú foi realizada recentemente no auditório do Sindicato Rural uma capacitação para prevenção contra a Monilíase do Cacaueiro, doença de ação mais destrutiva que a praga da vassoura-de- bruxa. Em condições favoráveis o fungo da Monilíase pode causar perdas de até 100% da produção.
O evento realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), sob a organização da coordenadora do Programa de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro, Catarina Cotrim, contou com a participação de 30 profissionais que atuam com assistência técnica em seis municípios (Ipiaú, Barra do Rocha, Itamari, Jequié, Itagi, Ibiraraia) do Território do Médio Rio das Contas, além de cinco profissionais das barreiras sanitárias de Jequié.
Através das palestras ministradas pela técnica da Adab, esse pessoal ficou apto para evitar a introdução do fungo que atinge o fruto do cacau e cupuaçu e pode dizimar plantações inteiras. “Por atacar diretamente os frutos, há um reflexo direto na produção. Daí a importância na prevenção. As medidas preventivas estão elencadas dentro das estratégias da Adab, juntamente com o Ministério da Agricultura”, explicou Catarina.
MEDIDAS PREVENTIVAS
A engenheira agrônoma e fiscal estadual da Adab elencou as medidas a serem adotadas. “Não trazer nenhum fruto, sementes, hastes, material vegetal de cacau ou de cupuaçu de áreas afetadas para dentro do estado da Bahia; adquirir mudas ou clones resistentes a pragas e de viveiros credenciados pelo Ministério da Agricultura; ter o cuidado de, quando retornar de outras plantações de cacau, não trazer roupas ou calçados que possam ter esporos aderidos da Monilíase”.
O titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, Poleandro Silva, disse que sua equipe está atenta para o problema. “Durante esta semana tivemos dois dias de capacitação, teórica e prática, para adquirir o conhecimento necessário e efetivar essa prevenção. Para que isso fosse possível solicitamos da Adab que realizasse essa atividade não só para os técnicos daqui de Ipiaú, mas também para os de outros municípios do território”, informou o secretário.
José Américo Castro / DIRCOM
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias