A mulher do prefeito, os votos de Zé Galinha e a hora da onça beber água em Ripa na Chulipa

Ripa na Chulipa
José Américo Castro

A hora da onça beber água

A Campanha Eleitoral de Ipiaú chega na reta final com perspectivas de fortes emoções no próximo domingo, dia da eleição. Se levarmos em consideração os números de recentes pesquisas a disputa promete ser voto a voto. A adrenalina deve aumentar ainda mais com a abertura das urnas.

Há quem diga que a prefeita Maria das Graças-PP- é favorita nessa corrida , entretanto seu principal concorrente, Alipinho da Doce Mel-MDB- obteve vertiginoso crescimento, colocando-se em condições de surpreender. Isso indica que a diferença dela para ele, ou vice-versa, será bem abaixo das previsões iniciais. De qualquer modo, mesmo sendo derrotado nas urnas, Alipinho sai vitorioso nesse processo.

Obsessão
Alicerçando condições de chegar à Prefeitura, mesmo daqui a quatro anos, o “Gordinho” deixa o ex-prefeito Deraldino Araújo em situação difícil quanto ao futuro político. É quase uma obsessão do pemedebista a ascensão ao Poder Executivo de Ipiaú. Em vista disso vem procurando se apossar do eleitorado de Dera e demais candidatos a prefeito. Alípio prega que é o único capaz de promover a mudança.

Voto útil
A manutenção tentacular de tal ambição, sem contemporizações, contra as alternativas do jogo democrático, pode desaguar em consequências desastrosas, pois “aquele que torna outrem poderoso arruína-se a si próprio”. É recomendado a Deraldino e aos outros postulantes continuar demarcando território e evitar transferir o tal de voto útil que já foi taxado como “a rapa do fundo do tacho”.

Dignidade
O zumbido da mosca azul não atraiu Deraldino para o lado da opulência. Dignamente ele se manteve em resistência com aqueles que realmente lhes são fiéis e certamente serão recompensados por isso.

Fábrica das fakes
Abomináveis, as fake news praticadas por alguns adversários políticos da prefeita Maria das Graças nas redes sociais. Agora eles se voltam contra as ações dos gestores de saúde. Na tentativa de cooptar apoio dos comerciantes espalham que a Prefeitura vai decretar lockdown apósas eleições. Quanta maldade.

Protocolo
A orquestrada e obscura pratica esbarra na claridade da verdade. Ipiaú é um exemplo no combate a pandemia. O município soube adotar os protocolos necessários para conter o avanço do vírus e tem contado com o apoio de toda a comunidade, inclusive dos comerciantes que não se colocam como joguete político.

 

Sob controle
Usa-se de uma pandemia para atingir objetivos eleitorais.

Falta vergonha na cara de quem se utiliza destas práticas da velha política. A população sabe o que está sendo feito, porque todas as ações prezam pela transparência.

A conscientização reflete no apoio à Secretaria de Saúde e às autoridades sanitárias do município.

A taxa de contágio do novo coronavírus em Ipiaú despencou de 85% para 0,1 %, o que indica que está em nível de controle.

O número de ocupação de leitos também caiu, o mesmo ocorrendo em relação à testagem. Tudo isso indica que não existe a possibilidade de uma segunda onda da doença e consequentemente de lockdown, a não ser na mente daqueles que querem espalhar a paranoia para tirar proveito nas urnas.

Buscando mais uma reeleição
Simone Coutinho, Jean Kleber, Orlando Santos, Carlinhos e Jô da AABB formam o grupo de vereadores que já experimentaram reeleição e buscam mais um mandato na Câmara Municipal de Ipiaú. Carlinhos ( José Carlos Bispo dos Santos) lidera a longevidade na casa. Se for mais uma vez reeleito estará no exercício da sua quinta legislatura.

Tendo como principal base eleitoral o distrito de Córrego de Pedras, Carlinhos foi eleito pela primeira vez em 2004 com 542 votos. Em 2008 foi reeleito com 606 votos. Na eleição de 2012 sua votação caiu para 420 votos e em 2016, lhe deram 399 votos.


Corda bamba
Na foto dos vereadores reeleitos em 2016 também aparece a vice-prefeita e ex-vereadora Margarete Chaves. Em 2012, nada menos que 602 votos lhe conduziram até a Câmara, onde bateu firme nas falhas da administração municipal, então comandada por Deraldino Araújo, formando com Orlando Santos e Jô da AABB a vanguarda da oposição.

A sua capacidade de articulação e seu estilo combatente foram decisivos para que lhe conduzissem à condição de companheira de chapa de Maria na disputa pela Prefeitura.

Pouco tempo depois rompeu com a titular do cargo e debandou para a oposição, assessorando seu marido, o vereador Pery que radicalizou de vez contra a gestora. Caso Pery não obtenha a reeleição e a prefeita seja bem-sucedida no processo, o casal sai da linha de frente do confronto.

Os votos goraram
José Fernandes Costa, o popular “Zé Galinha”, teve seus tempos de militante político. Foi um dos fundadores do PT em Ipiaú e depois lançou a proposta de criação do PTD ( Partido dos Trabalhadores Desempregados).

Na eleição de 1991 ele esteve candidato a vereador e adotou marketing criativo para mostrar o seu crescimento junto ao eleitorado e explicitar os principais redutos de sua suposta aceitação. Nessa pegada um jornal da cidade estampou a espirituosa manchete: ZÉ GALINHA TEM VOTO NA RUA DA GRANJA. Talvez por falta de uma melhor assistência ao reduto, os tais votos, iguais a ovos sem a devida incubação, goraram, mas o candidato entrou na história do folclore político do município.

Candidato caô
Da letra da música “Candidato Caô”, de Bezerra da Silva. – Ele subiu o morro sem gravata, dizendo que gostava da raça, foi lá na tendinha bebeu cachaça, até bagulho fumou. Jantou no meu barracão e lá usou lata de goiabada como prato, eu logo percebi é mais um candidato…

Foi lá no terreiro pedir ajuda, bateu cabeça no gongá, mas ele não se deu bem porque o guia que estava incorporado disse: “esse político é safado cuidado na hora de votar, hoje ele pede seu voto, amanhã manda a polícia lhe bater”.

Força ipiauense
O ipiauense Paulo Bonfim, atual prefeito de Juazeiro e candidato à reeleição pelo PT, lidera as pesquisas de intenção de votos neste município do norte da Bahia, embora em encalço esteja a ex-vereadora Suzana Ramos (PSDB).

Na pesquisa estimulada, aplicada esta semana, Paulo somou 36% das intenções de voto, enquanto Suzana teve a preferência de 33% dos entrevistados. Se vencer, Paulo Bomfim comemorará a quarta vitória seguida de candidaturas.

 

O resultado da eleição nos Estados Unidos

A mulher do prefeito
Ante véspera de uma das eleições municipais de Ipiaú na década de 1970.Dois candidatos, um do MDB(Movimento Democrático Brasileiro) outro da ARENA(Aliança Renovadora Nacional), disputavam a Prefeitura.

Noite do último comício: uma das principais praças da cidade estava superlotada pela multidão simpatizante do candidato da ARENA.

Antes do discurso do prefeituravel que encerraria o ato , programaram a fala da sua esposa que já vislumbrava a possibilidade de torna-se a Primeira Dama do município.Apontando para a multidão a entusiasmada oradora arriscou uma profecia:

– Não tenho mais duvida: vocês me deixam na certeza de que logo após a apuração dos votos, estarei dormindo com o prefeito eleito de Ipiaú! Contabilizado os sufrágios foi proclamada a vitória do candidato do MDB e a esposa deste que não tinha papa na língua, tomou uma talagada da legitima pinga de Jacó e no mais popular estilo de quem rir por ultimo rir melhor espetou a pretérita concorrente:

-Cadê aquela outra que disse que ia dormir com o meu marido? O prefeito eleito é ele querida!


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh