O governador Rui Costa disse na manhã desta quinta-feira (25), durante inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do IAPI, em Salvador, que o coronavírus estabilizou no Estado. Segundo Rui, a demanda por leitos atualmente é de 1%, bem diferente do mês passado, que era 10%.
“Nesse momento nós temos umas cidades que estão acima da média e estamos atuando especificamente nelas, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida e Itaberaba.
A percepção nossa é que a doença no estado estabilizou, ela parou de crescer em ritmos acelerados. A demanda por leitos hospitalares tá em torno de 1%, 1,4, 1,5%, é uma demanda baixa, cresce diariamente 1%, em maio era 10%. O problema é que estabilizou num patamar muito alto, nós estamos com mais de mil casos diários e temos um patamar de óbitos em torno de 50, que foi a média dos últimos cinco dias”.
Ainda durante a solenidade de inauguração, o governador pediu mais consciência da população que já testou positivo. “Muitos depois que contraíram estão indo para as ruas, isso significa que vai demorar de cair a taxa de contaminação. Como o volume é muito grande não dá pra fiscalizar. A pessoa que sabe que tá contaminada e vai pra rua ela está deliberadamente colocando a vida do próximo em risco, mesmo que ela não tenha sintoma nenhum”.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias