A Baía do Pontal está estonteante. Isso porque Ilhéus recebeu um presente à altura dos seus 486 anos, a primeira ponte estaiada da Bahia. Anseio da população que aguardava há anos por melhorias das condições de trafegabilidade, a ponte que será batizada de Jorge Amado, é o resultado de um trabalho firme, pautado na união estabelecida entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado. Além da importância física, a obra aponta para o futuro promissor do município.
A última vistoria e entrega do equipamento aconteceram na manhã desta quarta-feira (1º), com a presença do governador Rui Costa, do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito José Nazal e de uma pequena comitiva formada por autoridades políticas da cidade e do estado, devido às recomendações de evitar aglomeração e às medidas de prevenção adotadas para prevenção ao novo coronavírus. A transmissão está disponível no canal oficial da Prefeitura de Ilhéus e da Rede Portal, no YouTube e na página oficial no Facebook.
“Quero agradecer ao governador por essa parceria forte, esse carinho e respeito com todo o povo de Ilhéus. O funcionamento da ponte vai promover a integração regional, para que possamos continuar sendo referência em crescimento, planejamento e sustentabilidade. Materializamos um sonho, através desse marco histórico para a nossa cidade”, destacou o prefeito.
Por meio do diálogo permanente, Mário Alexandre requereu junto ao Governo do Estado celeridade na execução da obra e da sua extensão, com investimentos voltados à duplicação de parte do trecho da BA-001, que quebrará um gargalo importante na zona sul da cidade, com pista dupla nos dois sentidos e três rotatórias, numa extensão de 5,4 quilômetros, considerados os dois sentidos.
“Para as pessoas que são descrentes nada melhor do que mostrar a força de Deus e a força do trabalho. E o trabalho se expressa nessa obra magnífica, que vai resolver problemas de mobilidade e trânsito. A ponte vai funcionar com um sistema viário adequado, estruturado em parceria com a Prefeitura”, declarou Rui Costa. O dirigente enfatizou que as propostas pensadas para a região são articuladas com o governo do Estado e dentro desse processo Ilhéus é uma das rotas de desenvolvimento da Bahia.
O projeto arquitetônico contempla um espaço de convivência, com quadras de futevôlei e society, praça de alimentação com pergolados, food trucks e parque infantil, na região da Maramata. A obra também engloba área verde e elementos de iluminação cênica e urbanismo, compondo o plano de melhoria da malha viária e proporcionando condições para escoamento da produção na região. Após o ato de entrega, o acesso foi liberado para condutores e pedestres.
Pimenta
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias