Ipiaú: Prefeitura tem programação especial para a festa de 86 anos de emancipação

Nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, o município de Ipiaú completa 86 anos de emancipação política. Para comemorar a data a Prefeitura Municipal elaborou uma programação repleta de atividades culturais, com inicio na tarde de domingo na praça Rui Barbosa, através de um “Aulão Show” apresentado por um grupo de dança. Na noite do mesmo dia e local, a partir das 21 horas, acontece um espetáculo musical com o cantor Kal Firmino.

No leque de eventos da programação, a prefeita Maria das Graças assina, às 15 horas no Bairro ACM, a “Ordem de Serviço”, para a construção do Complexo Esportivo da localidade. Em seguida, às 16 horas, inaugura a reforma geral da Escola Salvador da Matta. A programação prossegue às 19 horas, na Praça Rui Barbosa, com a celebração da Missa Solene em Ação de Graças com a presença do Coral Municipal   e um show de canto lírico com o tenor Carlos Lima, Sargento da Policia Militar.

O município de Ipiaú, pertence à Microrregião Homogênea 154 – Cacaueira – segundo divisão adotada pelo IBGE, compreendendo uma área de 267 km², equivalente a 0,05% da área total do Estado. A sua atual população está estimada em 47.704 habitantes. Sua economia é fundamentada na agropecuária, com mais ênfase para a cacauicultura. O marco inicial da colonização do Município de Ipiaú aconteceu na segunda década do século passado, aproximadamente no ano de 1913 quando chegaram os primeiros desbravadores.

 O lugarejo foi chamado de Rapa-tição e, segundo alguns, a origem desse termo deveu-se uma briga entre duas mulheres que se serviam de lenha em brasa como arma, enquanto outros explicam que tal nome era corruptela da palavra “Repartição”, pois que no arraial funcionava um posto de arrecadação de tributos fiscais, instalado em 1916 pela Intendência de Camamu.

História Oficial

A 1º de agosto de 1916, Rapatição passou à categoria de distrito, com o nome de Alfredo Martins, pertencente ao município de Camamu . Em 1930 foi elevado a subprefeitura, com o nome de Rio Novo e em 1931 foi desmembrado de Camamu e anexado ao município de Jequié. Finalmente, por força da Lei Estadual nº 8.725 de 02 de dezembro de 1933, assinado pelo então Governador Juracy Magalhães, foi criado o município de Rio Novo, cuja denominação se explica devido às modificações no leito do Rio Água Branca, afluente do Rio das Contas, que banha a localidade.

 Mais tarde, exatamente em 31 de dezembro de 1943, uma reformulação administrativa impôs a mudança do nome de Rio Novo, ao proibir a existência, no Brasil, de duas local. Quando foi emancipado em 1933, Rio Novo (Ipiaú) passou a ser constituído pelos distritos de Barra do Rocha, Tesouras (Ibirataia) e Dois Irmãos (Ubatã), desmembrados respectivamente em 1961, 1952 e 1961.

O primeiro prefeito de Ipiaú foi Antonio Augusto Sá. Ele foi nomeado para exercer um mandato que se estendeu por dois anos (1933-1935), tendo sido substituído por   Leonel Andrade (1936-1940), eleito pelo voto popular. Atualmente o município é administrado pela prefeita Maria das Graças Cesar Mendonça, cujo mandato se estende até o final  do ano de 2020. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura).


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh