Lula comentou a entrevista à Veja do governador da Bahia, Rui Costa, que causou polêmica nas últimas semanas. Em conversa exclusiva com a Fórum, o ex-presidente ressaltou que o governador tem de saber que muitas alianças regionais não funcionam a nível nacional. Lula ainda elogiou Rui Costa, “é um cara preparado”
O ex-presidente Lula comentou as declarações do governador da Bahia, Rui Costa, à Veja em entrevista exclusiva à Revista Fórum nesta quarta-feira (18). Lula ressaltou que é necessário se preparar para uma entrevista e advertiu o governador: “ele tem que saber que o Brasil é totalmente diferente da Bahia”
O editor da Revista Fórum, Renato Rovai, questionou Lula sobre o episódio: “o senhor disse em entrevista com a BBC que não lê a Veja há 30 anos, mas na semana passada o governador Rui Costa (da Bahia) deu uma entrevista pra Veja que causou muita polêmica. O senhor leu essa entrevista?”.
“Eu vi. Quando se trata da Veja, eu prefiro não ver e peço para alguém conversar comigo. Eu acho que as pessoas precisam se preparar para as entrevistas, as pessoas têm que falar menos a palavra “eu” e falar mais a palavra “nós”, respondeu Lula.
O ex-presidente falou que o governador precisa avaliar que as alianças dentro da Bahia são diferentes das feitas a nível nacional. “O Rui Costa, quando ele dá entrevista, dá muito em função das coisas que aconteceram na Bahia, da aliança dele na Bahia. Ele tem que saber que o Brasil é totalmente diferente da Bahia. Ele tem que saber que parte dos aliados que ele tem na Bahia, são inimigos do PT em nível nacional, que não votam com o PT e não votaram com a Dilma. Ele tem que saber. E nem por isso o PT impediu que ele fizesse aliança. Se é uma coisa regional, faça”.
“Mas uma impressão que eu tenho que é quando ele dá entrevista é a partir da lógica do mundo dele. Mas ele tem que pensar um pouco no Brasil, para ele perceber que as pessoas que estão com ele na Bahia, não estão com o PT no maior lugar do Brasil, porque as pessoas têm outros compromissos”, completou.
Apesar das críticas, Lula também elogiou o governador. “Agora, o Rui é uma pessoa que eu gosto muito, é um cara preparado, um companheiro que o Jaques Wagner apostou nele… Você sabe que eu tinha um candidato na Bahia que era o José Sergio Gabrielli (ex-presidente da Petrobrás). Mas não deu certo e o Jaques indicou o Rui, que está fazendo um bom governo. De vez em quando tropeça, porque todo mundo que governa tropeça aqui, tropeça ali, mas acho que o Rui é um bom cara. Toda vez que você for dar entrevista, tem que estar preparado para as perguntas que são casca de banana. Eu vi a entrevista…”.
247
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias