Patrocinado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, o Coral Municipal de Ipiaú, iniciou a temporada de 2019 com vontade de continuar fazendo bonito. São 75 vozes, criteriosamente selecionadas entre jovens de 9 a 15 anos que frequentam as escolas públicas do município.
Apenas 25 deles acumulam experiências de atuações anteriores. Entre os novatos, destacam-se os solistas Maielly Vitória Nascimento Santos, 11 anos, Yuri Silva Souza, estudantes do Colégio Celestina Bittencourt e Maria Eduarda Fagundes, 9 anos, da Escola Adélia Matta. A Professora Gilmara Lisboa, coordenadora do elenco, define as três crianças como “talentosíssimas”.
Ensaiando três vezes por semana, sob a regência da professora Noélia Matos, o novo grupo vem se habituando a um repertório que envolve clássicos da música popular e erudita, com pérolas de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Cely Campello, Aline Barros, Nando Cordel, Balão Mágico, Almir Sater e outras celebridades. O tema central: “De toda cor, me aceita como sou”, decorre de uma canção de Renato Luciano, que ressalta a importância do respeito às diversidades.
Além dos solistas e coristas, o grupo conta 15 instrumentistas, cujas aulas de violão estão sendo ministradas pela estagiária Ivana Matos. As crianças e adolescentes participantes da nova formação do Coral Municipal de Ipiaú residem nos bairros ACM, Irmã Dulce, Euclides Neto, Constância, Amâncio Felix, Honório, Popular, Democracia, Santa Rita, Horta Comunitária, Aloísio Conrado e Vila Esperança, dentre outras localidades e são estudantes das escolas Celestina Bittencourt, José Mendes de Almeida, Pastor Paulo, Agostinho Pinheiro, Altino Cerqueira, Adélia Mata e Maria José Lessa de Moraes.
APOIO DA PREFEITURA
O Coral Municipal de Ipiaú, foi criado na gestão do ex-Prefeito José Motta Fernandes, em 1997. Na gestão seguinte (2000 a 2008), sob a responsabilidade do ex-Prefeito José Mendonça, experimentou crescimento significativo, chegando a contar com 100 vozes e 30 dançarinos. O entusiasmo foi contido nos oito anos de governo do médico Deraldino Araújo, que nenhum incentivo deu à proposta, deixando-a em completo abandono. Ao assumir a prefeitura, em 2017, a Prefeita Maria das Graças Mendonça, decidiu que a cultura seria uma das principais prioridades da sua gestão e investiu no ressurgimento do Coral, que atualmente conta com uma sede na Rua Anchieta, transporte e merenda para os seus participantes, além de outros incentivos.
Maria tem um carinho especial pelo coral e na medida do possível, procura atender as solicitações que lhes são feitas por Noélia Matos e Gilmara Lisboa.
A prefeita entende que o acesso ao conhecimento em música e às vivências artísticas vem estimulando as sensibilidades e percepções dos jovens que assim interagem com os elementos da cultura local e ampliam possibilidades de participação na sociedade.
José Américo Castro/Dircom Prefeitura
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias