Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 deste mês, a Semana de Integração da Segurança Pública com a Justiça Restaurativa e Comunitária de Ipiaú. Promovida pela Vara dos Juizados e a 55ª Corporação de Policia Militar, o evento oportunizou o intercâmbio de informações e conhecimentos entre servidores e membros do Núcleo de Justiça Restaurativa e Comunitária e Policiais Militares.
Na terça e quarta-feira (23 e 24/04), servidores e membros do núcleo participaram do Curso Gestão de Crise e Segurança Institucional, ministrado pelo Capitão Márcio Henrique Chagas, da 7ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar de Vitória da Conquista) e o Major Jocevâ Oliveira, Comandante da Polícia Militar de Ipiaú, onde foram apresentadas técnicas destinadas à proteção e a salvaguarda institucional e de seus integrantes.
Na quinta-feira (25/04), Policiais da 55º Corporação de Policia Militar conheceram e participaram das práticas de cultura de paz, quais sejam: constelação familiar, ministrada pelos facilitadores Ciderela Rigaud (servidora da Vara dos Juizados) e Américo Junior (Policial Militar) e a oficina de comunicação não-violenta, ministrada pela servidora da Vara dos Juizados Clara Vieira e a Psicóloga Aracely Schettine Paiva. Para a Dra. Janine “os conhecimentos e práticas compartilhadas geraram em todos o sentimento de pertencimento e uma ampliação coletiva de consciência do sistema social, institucional, político, de saúde e comunitário”.
A Magistrada ressaltou ainda o apoio institucional recebido do poder público municipal e de empresários da cidade para a realização evento “gostaria de agradecer a todos que contribuíram com a logística deste evento, bem como, a toda nossa equipe de trabalho e a parceria com a 55º Corporação de Policia Militar, na figura do Major Jocevã Oliveira”.
O Major Jocevã Oliveira salientou a importância para a corporação em conhecer as práticas de construção de paz, qualificando as abordagens policiais em relação aos usuários de drogas, que são o público-alvo do Núcleo de Justiça Restaurativa e Comunitária de Ipiaú.
O evento foi autorizado e aprovado pela Comissão de Segurança do TJ/BA, e, chancelado pela Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que certificou os participantes do evento, como parte da política da instituição em capacitar e aperfeiçoar Magistrados e Servidores.
Ascom
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias