No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 27 pássaros silvestres, na BR-116, trecho do município de Jequié.
Por volta das 18:45h desta quarta-feira (13), nas imediações do Km 677, os agentes federais deram ordem de parada a um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino a Garanhuns (PE). Durante fiscalização no veículo, os policiais encontraram sacolas plásticas com alçapões contendo vinte e sete aves silvestres, escondidas no compartimento do tanque de combustível.
Os pássaros resgatados são da espécie conhecida popularmente por trinca-ferro. Três deles estavam mortos. Os animais estavam sem água, alimentos e em ambiente sujo, demonstrando total falta de higiene e cuidados. Estavam acondicionados em compartimento escuro, de alta temperatura (devido à proximidade com o motor) e sem ventilação.
O motorista do ônibus não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que desconhecia a origem das aves naquele compartimento. As sacolas não possuía etiquetas de identificação de bagagem. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o condutor responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. As aves foram encaminhadas ao INEMA na cidade de Jequié para adoção das medidas administrativas pertinentes.
Bahia em Dia
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias