
O Papa Francisco teve uma crise respiratória asmática prolongada, precisou fazer transfusão de sangue e receber oxigênio em altas taxas na manhã deste sábado (22). O novo boletim médico divulgado pelo Vaticano também afirma que o pontífice de 88 anos está pior do que na última sexta-feira (21), tem condição crítica de saúde e “não está fora de perigo”.
“As condições do Santo Padre continuam críticas, portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”, diz o novo boletim, emitido na tarde deste sábado (22).
De acordo com o comunicado, exames de sangue realizados mostraram uma plaquetopenia – diminuição do número de plaquetas no sangue – associada a uma anemia. Por isso, foi necessária a administração de transfusão de sangue. A plaquetopenia pode surgir em decorrência de diversas situações clínicas, incluindo doenças do sistema imunológico, infecções, deficiências vitamínicas e doenças hereditárias.
Também neste sábado (22), o Vaticano confirmou que Francisco não fará a tradicional oração dominical do Angelus na Praça de São Pedro.
O pontífice está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, após uma sequência de problemas respiratórios. Ele foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.
Correio 24Hs
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias