As fortes chuvas que atingiram Ubatã, no sul da Bahia, nesta terça-feira (14), deixaram 252 pessoas desalojadas, segundo dados preliminares levantados pela Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Planejamento, Obras e Infraestrutura e pela administração municipal. Apesar dos prejuízos, não houve registro de vítimas.
Os alagamentos causaram grandes transtornos, especialmente na Rua 3 do Bairro Relíquia, Rua Reginaldo Machado, Beco de Nelma (Bairro Glória), Pontalzinho, Severiano Costa, Landulfo Alves, Castro Alves, Avenida Marinalva, Churrascão, Dom Pedro II, Praça Aníbal Azevedo e São Raimundo.
No bairro Pontalzinho, o Rio Água Branquinha transbordou, e a água passou por cima da ponte, interditando o tráfego de veículos e inundando diversas residências. As famílias desalojadas foram abrigadas em escolas municipais, enquanto outras buscaram a casa de familiares.
A forte chuva, que durou pouco mais de 30 minutos, também provocou o desabamento de parte do teto da Policlínica, além de alagamentos em outras repartições públicas. A intensidade das chuvas foi registrada pela Ceplac: 180mm acumulados entre sexta-feira (10) e a manhã desta terça-feira (14).
Na sede da prefeitura, um gabinete de crise está reunido para coordenar uma força-tarefa que avaliará os danos e iniciará os trabalhos de recuperação. Além disso, equipes da Secretaria de Assistência Social estão cadastrando as famílias afetadas.
A prefeitura já anunciou que deve decretar situação de emergência nesta quarta-feira (15) para acelerar o apoio às famílias e os reparos nos locais mais atingidos.
Interiorano
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias