Justa homenagem a uma emérita educadora
Concluindo o extenso elenco de obras publicas realizadas ao longo das suas duas gestões consecutivas na Prefeitura de Ipiaú, a prefeita Maria das Graças inaugura na tarde desta segunda-feira, 30 de dezembro, no Bairro ACM, a Creche Municipal Emerita da Matta Castro.
A unidade vem reforçar o processo educacional no município e homenagear uma emérita educadora.
Trata-se de uma justa homenagem a quem dedicou parte de sua vida ao ensino de algumas gerações e destacou-se como incentivadora da cultura local.
Nascida no dia 5 de Maio de 1922, em Salvador, e falecida na data de 16 e fevereiro de 2010, em Ipiaú, a professora Emerentina Gonçalves da Matta Castro, mais conhecida como professora Emerita, foi uma das boas referencias da educação em nosso município.
Sua missão educacional nesta cidade teve inicio da década de 1940 em uma escola primária na Rua do Emburrado. Fazia diariamente a longa caminhada até o local do trabalho.
Depois estabeleceu uma sala de aula em um cômodo do casarão onde morava,na Avenida São Salvador. Hoje o imóvel é tombado como patrimônio Histórico e Cultural de Ipiaú.
Foi diretora do Grupo Escolar Dr. Salvador da Matta, na Avenida São Salvador, e Supervisora Regional do Ensino Médio.
Erguia a bandeira da paz.
Mediava conflitos, aconselhava, acolhia. Muita gente buscava seus conselhos e orientações.
No estabelecimento educacional que dirigia, professora Emerita promovia inúmeras atividades extracurriculares. Essas atividades foram de grande importância para a formação cultural dos alunos.
Eram eventos teatrais, musicais, desfiles cívicos de Sete de Setembro e em homenagem à Primavera, festas juninas e tantas outras atividades que ficaram na memória de diversas gerações de ipiauenses.
Do casamento com o fazendeiro Américo Castro, a professora Emerita teve seis filhos, dentre eles o jornalista e escritor José Américo Castro.
Ao colocar o nome da professora Emerita da Matta Castro, na creche a ser inaugurada no Bairro ACM, a prefeita Maria das Graças faz justiça aos relevantes serviços que a saudosa professora prestou, durante muitos anos, à educação em Ipiaú.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias