Baianos perderam, em média, R$ 2,6 mil em golpes do Pix em 2024

Joedson Alves / Agencia Brasil

Este ano, o Pix se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Com isso, é importante tomar cuidados com golpistas que usam a plataforma para conseguir vantagens. Um estudo feito pela empresa de tecnologia Silverguard apontou a que os baianos tiveram prejuízos de até R$ 2,6 mil em golpes pelo PIX no primeiro semestre de 2024.

“O tipo mais comum entre os mais velhos é o impostor, no qual uma pessoa se passa por um parente próximo para pedir dinheiro. Entre os jovens são os perfis falsos de lojas, onde é oferecido um produto inexistente. Além disso, os idosos com mais de 60 anos tiveram as maiores perdas financeiras, com um prejuízo quatro vezes maior do que um adulto entre 18 e 24 anos”, diz.

Há cerca de um mês, o designer William Sacramento procurava um novo ar-condicionado para o seu escritório. Após encontrar o modelo ideal, ele contactou uma pessoa que faria a instalação por um valor mais em conta e combinou o dia em que seria feito o serviço. No entanto, o processo não ocorreu da maneira que ele esperava.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, o WhatsApp foi o principal meio utilizado pelos criminosos, com 39,8% dos casos. Em segundo lugar ficou o Instagram, por onde ocorreram 23,1% dos crimes, seguido pelo Telegram, com 12,5%. Ao todo, os aplicativos da Meta (que incluem ainda o Facebook, além do WhatsApp e do Instagram) representaram 73,1% dos golpes que vitimaram os baianos.

“É necessário tomar cuidado com links suspeitos, já que ofertas muito sedutoras podem ser fraudulentas. Sempre acesse o site pelo navegador e verifique os dados do destinatário antes de fazer a transferência. Além disso, tome cuidado com pedidos de urgência, já que golpistas usam estratégias emocionais para conseguir o dinheiro”, alerta o presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB/BA), Victor Graça.

Victor também aponta para a importância do cuidado com dados pessoais como CPF, número e senha do banco. “Essas instituições nunca mandam mensagens para lidar com problemas relacionados a contas. Prefira os aplicativos ou dados oficiais. Além disso, ative a autenticação em duas etapas no aplicativo do banco e das redes sociais para evitar invasões, e mantenha seu celular e aplicativos sempre atualizados para se proteger de vulnerabilidades”, completa.

 

“É necessário entrar em contato com o banco dizendo que caiu em um golpe e pedir a devolução do dinheiro. Anote o protocolo do atendimento. É importante ser rápido e enriquecer a solicitação com um Boletim de Ocorrência, por exemplo, para aumentar as chances de conseguir o retorno do valor”, completou.

Correio24Horas


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