Primeiro município brasileiro a contar com agroindústria produtora de chocolates finos, Ibicaraí, no sul da Bahia, começa a construir projeto de turismo rural.
A iniciativa é liderada pela BahiaCacau e busca fomentar rota de visitas para as comunidades rurais do município. A primeira oficina ocorreu na quinta-feira (17) e envolveu representantes dos assentamentos Santana, Loreta Valadares e Vila Isabel.
A busca pelo turismo rural no sul da Bahia está em crescimento, o que valoriza a agricultura familiar e oferece novas alternativas de renda ao homem do campo. A produção de cacau e de chocolate tornou-se um grande atrativo, permitindo aos visitantes conhecer o processo produtivo e promover a valorização do trabalho no meio rural.
O projeto da BahiaCacau é apoiado pelo Sebrae Bahia, com execução da consultoria Eixo4-Soluções Inteligentes. O plano de trabalho prevê processo de formatação participativa do produto turístico no meio rural junto a famílias de agricultores familiares da Coopfesba/BahiaCacau que produzem do cacau ao chocolate.
DO CACAU AO CHOCOLATE
Diretor-presidente da Bahia Cacau, Osaná Crisóstomo vê no turismo rural fonte de postos de trabalho e renda para a região. “Aqui o turista vai encontrar uma natureza preservada, tomar o mel do cacau na roça, degustar o bom chocolate na fábrica, e tudo isso vai movimentar a economia de cidade”, disse.
Os assentamentos da reforma agrária de Ibicaraí têm história e potencial. “As comunidades foram sensibilizadas sobre o funcionamento da atividade turística, as ofertas existentes de experiências específicas na sua localidade, e de como identificar seu diferencial competitivo, objetivos, potencialidades e desafios”, afirma Vilomar Simões, um dos facilitadores da Oficina.
Pimenta
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias