Moradores da região de Ipiaú tem entrado em contato com o IPIAÚ ONLINE relatando crescimento em ataques cibernéticos em telefones celulares e computadores, com o objetivo de iludir e roubar senhas ou ainda invadindo dispositivos através de métodos avançados de computação aplicados a serviço do crime.
Em Ibirataia os ataques de hackers também tem sido registrados. Em alguns casos o método utilizado é o falso contato bancário onde uma gravação informa de suposta compra realizada em nome da vítima, orientando para que clique em um link malicioso que leva o criminoso ao comando das senhas salvas no celular.
Neste caso as agências bancárias orientam a não dar prosseguimento a conversa e simplesmente desligar. Em caso de dúvida, entrar em contato pessoalmente com o banco. Por outro lado, se a vítima cair na tentação de clicar no link sugerido pelos criminosos, a agência fica isenta de responsabilidades.
As vítimas podem também ser ludibriadas por links em sites não tradicionais e emails suspeitos, com conteúdo prometendo promoções e vantagens.
De acordo com o site Techtudo, algumas dicas são aconselháveis para se proteger desse tipo de ataque:
1. Whatsapp: Ative verificação em duas etapas
Faça isso em: Configurações, clique em Conta, depois em Verificação em duas etapas e, por fim, clique em Ativar, seguindo o procedimento que virá na sequência em tela.
2. Proteja seu Instagram
Primeiro ative a autenticação de dois fatores, depois certifique-se de manter seu número de telefone e e-mail atualizados. Além disso, fique de olho na atividade de login e escolha uma senha de nível forte.
3. Criptografe seu dispositivo
Ao fazer isso, você protege suas chamadas, mensagens e demais informações importantes.
4. Desligue seu Wi-Fi e bluetooth
Faça isso sempre que estiver em espaço público, pois hackers que tiverem você como alvo podem entrar com certa facilidade em seu aparelho através desses dois tipos de conexões.
5. Faça o bloqueio do seu cartão SIM
O simples fato do seu cartão SIM ter uma senha pode te livrar de muitos problemas com possíveis invasões. Na internet, você encontra o passo a passo para bloquear seu chip, se necessário, conforme o sistema operacional do seu aparelho.
6. Escolha uma proteção extra e segura
Existem aplicativos gratuitos que podem fazer isso, seja para Android ou iOS. E se você é daqueles que preferem pagar para garantir essa segurança, empresas como a Kaspersky e a McAfee oferecem esse tipo de proteção para dispositivos móveis.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias