Sem novos focos, incêndios em SP têm 3 presos e 48 cidades em alerta

Reprodução

Uma pessoa foi presa e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta segunda-feira (26) em uma ação contra mineração ilegal de ouro em Nordestina, na região sisaleira. Denominada Lixiviação, a operação é um desdobramento de outra, Operação Garça Dourada, inicialmente deflagrada em 6 de junho do ano passado e continuada em outros meses.

Na ocasião, os policiais constaram que os suspeitos praticaram há anos a extração ilegal de ouro, evoluindo para construção de laboratórios. Nesses locais, recebiam e refinavam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, através de química industrial.

Para isso, extraíam o ouro pelo procedimento da lixiviação, usando grande quantidade de Cianeto de Sódio. Segundo a Polícia Federal (PF), o cianeto de sódio e o cianeto de potássio, substâncias altamente tóxicas, têm a compra e uso controlados pelo Ministério do Exército, devido ao impacto na saúde humana e no meio ambiente.

O número de cidades atingidas por incêndios criminosos no interior paulista. subiu de 46 para 48, de acordo com o último balanço divulgado pelo governo de São Paulo, na noite desse domingo (25/8). O gabinete de crise montado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em Ribeirão Preto, na região mais castigada pelas queimadas. será mantido esta semana.

Na manhã desta segunda-feira (26/8), Tarcísio informou que, até agora, três pessoas foram presas acusadas de provocar incêndios no interior. Um deles foi detido na região de São José do Rio Preto e outro na cidade de Batatais, região de Ribeirão. Não há mais focos de incêndio ativos no momento, segundo a Defesa Civil Estadual.

“Ontem (24/8), tivemos um criminoso preso na região de Rio Preto, ateando fogo de forma criminosa. Agora, uma pessoa em Batatais que já tinha passagem pela polícia, utilizando gasolina”, afirmou o governador em coletiva de imprensa no domingo.

O homem preso em Batatais é integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e chegou a gravar vídeo comemorando a ação criminosa, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A PM prendeu Alessandro Arantes, de 42 anos, no momento em que ateava fogo em uma área de mata em Batatais, na região de Franca. Segundo a polícia, uma equipe do 15º Batalhão foi acionada por moradores, que viram a ação do criminoso e fizeram a denúncia.


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh