Ipiaú: Psicopedagoga Thaise Pires fala sobre diagnóstico, tratamento e níveis do espectro autista

 

Divulgação

A psicopedagoga clínica e neuropsicopedagoga institucional, Thaise Pires, enfatizou a importância do diagnóstico e tratamento adequados para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em uma entrevista ao IPIAÚ ONLINE, Thaise explicou que o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por desenvolvimento atípico, comportamentos repetitivos e estereotipados, déficit na comunicação social e interesses restritos.

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, déficit na comunicação social e repertório restrito de interesses”, afirmou Thaise Pires.

Thaise Pires destacou que o diagnóstico do TEA é essencialmente clínico, envolvendo a avaliação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, além da coleta de informações por meio de entrevistas com familiares e cuidadores sobre o histórico de desenvolvimento e rotina do paciente.

Durante a entrevista, Thaise mencionou: “Embora não tenha cura, o TEA pode ser tratado de inúmeras formas. Com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por diferentes profissionais, a criança pode desenvolver formas de se comunicar socialmente e alcançar maior estabilidade emocional.”

Ela também explicou que, conforme o DSM-5, os níveis do autismo são classificados com base no nível de suporte necessário: nível 1 (autismo leve), nível 2 (autismo moderado) e nível 3 (autismo severo).

Thaise Pires atende no Espaço Psicopedagógico Saber, que será reinaugurado na Rua Silva Jardim, nº 349.

Ipiaú Online/Fabio Rodella 


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh