O Ministério da Saúde confirmou o registro do primeiro caso local de cólera depois de 18 anos sem diagnósticos no Brasil. A contaminação foi identificada em Salvador, na Bahia.
O paciente é um homem de 60 anos de idade que apresentou um desconforto abdominal e diarreia aquosa, em março de 2024. Duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia.
O tratado pela pasta como “isolado” em nota técnica divulgada na última sexta-feira (19). Segundo exames laboratoriais, a bactéria causadora da doença foi Vibrio cholerae O1 Ogawa.
“Os achados da investigação epidemiológica realizada até o momento indicam se tratar de um caso isolado, localizado e sem evidências de ocorrência de outros casos. Considerando o período de transmissibilidade da doença, o paciente não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10/04/2024”, diz a nota assinada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério.
O paciente contraiu a doença localmente, sem ter contato com outras pessoas diagnosticadas e sem ter se deslocado para países com casos confirmados. O período de transmissão da doença é de um a dez dias após a infecção. Dessa forma, segundo a pasta, o paciente não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10 de abril.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda transmitida por meio de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa. A maioria das pessoas infectadas permanece assintomática (aproximadamente 75%) e, daquelas que desenvolvem a doença, a maioria apresenta sintomas leves ou moderados. Os sintomas são diarreia, dor abdominal e cãibras. Os casos podem leves ou graves, que podem levar à morte.
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera. Seguindo a classificação da OMS, a Região Africana foi a mais afetada, com 18 países. Nas Américas há surtos declarados apenas no Haiti e na República Dominicana”, ressalta a nota.
BNews
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias