Um desentendimento entre um ciclista e três policiais rodoviários federais tem dominados as discussões na internet.
No vídeo é possível ver o ciclista discutindo com os PRFs, enquanto uma mulher filma.
Informações apontam que o caso teria ocorrido no Distrito Federal.
Segundo a PRF, a discussão foi iniciada após o ciclista que trafegava no acostamento encontrar no caminho a viatura estacionada. Os agentes dizem que após isso o homem começou a falar alto e proferir xingamentos. “Tira essa por… dessa viatura do acostamento”. Teria dito ele.
A viatura estaria em diligência após ter sido acionada por um motorista por aplicativo que informou ter sido assaltado por dois homens num veículo gol vermelho.
Os agentes insistem que o local do ciclista é na pista de rolamento, mas ele entende que não, e que o acostamento é seu lugar, contra-argumentado, ele questiona a não existência de ciclovia.
O que diz o DNIT
O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, orienta sobre os direitos e deveres de ciclistas que utilizam as vias brasileiras.
A bicicleta é um veículo de transporte, embora não possua motor, o ciclista, pode ocupar parte da via, sem estar infringindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tendo que segui-las para ocorrer o bom convívio com os condutores de outros veículos.
A legislação diz que quando não existam ciclovias, ciclofaixas, acostamento, ou ainda, quando não for possível utilizá-los, o ciclista deve ocupar os bordos da pista, obedecendo o sentido da via, com preferência sobre os veículos automotores.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias