Excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e uso de celular são algumas das infrações mais cometidas por motoristas de motocicleta. A consequência de tudo isso tem sido um volume assustador de mortes e acidentes nas vias de Salvador. Somente nos últimos dois anos, entre 2022 e 2023, houve um crescimento de 37% no número de feridos em acidente com moto. O resultado disso é uma sobrecarga direta ao sistema de saúde do estado.
Ao todo, foram 2.970 motociclistas e passageiros feridos em acidentes nas vias soteropolitanas em 2023. O número é da Transalvador, que apontou ainda um total de 62 mortes neste tipo de ocorrência – um número que representa um crescimento de 24% quando comparado aos óbitos de 2022. A Avenida Afrânio Peixoto, conhecida popularmente como Suburbana, foi o local com mais registro de mortes por acidente de moto no ano passado. A via somou 10 óbitos no total.
Em um final de semana comum de 2020, Gustavo Aragão, auxiliar administrativo, pegou a moto do pai para visitar um familiar e acabou fazendo parte destas estatísticas. Sofreu um grave acidente de moto, causado por excesso de velocidade. A falta de equipamento de proteção deixou consequências até hoje. Um segundo condutor não identificado, pilotava em alta velocidade no bairro de Periperi quando bateu na roda traseira da moto de Gustavo. Com isso, ele perdeu a direção, bateu no meio fio e foi arremessado em um muro
Gustavo foi levado pelo Samu para o Hospital do Subúrbio e encaminhado para cirurgia, com estado de saúde grave. O jovem, que não usava capacete no momento do acidente, perdeu parte do osso frontal do lado esquerdo do crânio, teve fraturas no braço e na perna. Após ficar em coma e internado durante 27 dias, o jovem se recuperou, mas enfrenta sequelas na audição e na memória. “Eu aprendi da pior maneira que as coisas acontecem mesmo quando a gente nunca espera. Não escutei pessoas que queriam o meu bem e acabei levando isso pra minha vida”, afirmou o jovem.
Nos leitos
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de internações por acidentes de motocicleta chegou a 1.115 em 2023. Esse expressivo volume faz com que os acidentes de moto representam uma das causas externas que mais impactam no sistema de atendimento de saúde do estado. Diretor Geral de Gestão das Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo explica que esses acidentes geram uma demanda significativa, que vai desde o pré-hospitalar, como as unidades do Samu, até o pronto socorro, sobrecarregando as unidades de saúde.
“As vítimas desse tipo de acidentes geralmente são politraumatizadas, ou seja, necessitam de cuidados intensivos e procedimentos cirúrgicos, por exemplo, que faz com que aumente a pressão e a demanda no sistema de saúde”, afirma ao Metro1.
De acordo com Carmo, na tela de regulação da Surem (Sistema Regulação Urgência Emergência), é a demanda ortopédica que ocupa o primeiro lugar. Grande parte dela está relacionada a causas externas, incluindo principalmente os acidentes automobilísticos. “O Hospital Ortopédico do Estado, foi construído devido às demandas de procura por ortopedia, com certeza contribuirá muito para enfrentarmos essa problemática, mas na verdade precisamos enfrentar a prevenção desses acidentes”, conclui.
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