Através de projeto sancionado pela prefeita Maria das Graças e publicado no Diário Oficial do Município no início deste mês, a cidade ganhou um presente de Natal importante para o seu meio ambiente: o Parque Municipal de Ipiaú, antigo Horto Florestal, que passa a se tornar a primeira área verde oficialmente preservada no centro do município.
O local compreende área total de 13.014 metros quadrados de área verde, que poderá servir para objetivos que vão desde a realização de turismo ecológico e eventos culturais até o desenvolvimento de atividades educacionais e pesquisa científica, ficando sua administração a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O trabalho de tombamento e preservação frutificou através de uma luta encampada por lideranças políticas e ambientais, com destaque para o vereador Cláudio Nascimento, pelo professor e ambientalista Eritan Alves, contando com o apoio do Ministério Público, visando sobretudo preservar o espaço de ocorrências de destruição da mata nativa e novas invasões habitacionais.
A partir da criação do parque, ficam proibidas a construção de moradias e invasões na área delimitada, o consumo de bebidas alcoólicas pelos visitantes e a introdução no local de plantas que não são nativas da região.
O poder público poderá cobrar taxas para visitação com recursos revertidos para a manutenção do parque.
Em tempos de aquecimento global, especialmente com as altas temperaturas que tem afligido Ipiaú no ano que está terminando, a proteção de áreas verdes e criação de novas florestas reflete uma urgência na luta para diminuir o impacto do calor e da poluição na vida dos moradores.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias