Após várias tentativas frustradas para deixar a Faixa de Gaza, 32 brasileiros e familiares chegaram ao Egito na manhã deste domingo (12), informou o Itamaraty. Segundo o órgão, o voo para o Brasil deve acontecer na manhã de segunda-feira (13)
“O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, afirmou o órgão.
O grupo inclui 22 brasileiros, 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM, documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no Brasil) e 3 palestinos familiares próximos. São ao todo 9 mulheres, 6 homens e 17 crianças.
O Itamaraty informou que o grupo vai realizar procedimentos burocráticos, almoçar e, então, embarcar em veículos fretados pela Embaixada Brasileira no Egito rumo à capital Cairo, em uma viagem de cerca de seis horas de deslocamento.
“Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”.
As desistências foram de uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12, por “motivos pessoais”, de acordo com Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina.
Quando este grupo chegar ao Brasil, o total de repatriados chegará a 1.477 pessoas, além de 53 animais domésticos.
O Itamaraty prepara um segundo resgate de Gaza com mais de 50 brasileiros e familiares. Não há um prazo para que isso aconteça.
Próximos passos
Segundo Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, disse que a previsão inicial é de que, neste domingo, o grupo durma no Egito para descansar e se alimentar.
Caso a rota seja por Al Arish, eles farão uma escala na capital egípcia, Cairo, para reabastecer e seguir viagem. Outra possibilidade é irem de ônibus direto à Cairo, dormirem lá e, na segunda, saírem de avião. Partindo do aeroporto do Cairo, a viagem deve durar de 12 e 14 horas.
G1
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias