A Prefeitura de Brumado, no sudoeste do estado, decretou, nesta sexta-feira (01), situação de emergência no município, devido aos inúmeros problemas causados pela chuva. A informação é do site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.
Na noite de quinta-feira (31), segundo a estação meteorológica da Inmet A433, Brumado registrou 57,6 mm de chuva com rajadas de vento superiores a 60km/h em apenas pouco mais de 1h. Há relatos de moradores que registraram mais de 100 mm de água em seus pluviômetros residenciais.
De acordo com a prefeitura, a chuva trouxe inúmeros estragos e danos materiais à infraestrutura da cidade, residências e comércios. No momento, 32 ruas estão interditadas. Há árvores e muros de residências caídos em algumas localidades. Até o momento, a Defesa Civil desalojou famílias de 20 imóveis atingidos de maneira mais grave. Os bairros mais atingidos foram o Dr. Juracy e o Novo Brumado. Não há registros de feridos.
As grandes chuvas causaram estragos também na infraestrutura de pavimentação de ruas, muros caídos (particulares e públicos), casas danificadas e pessoas que perderam móveis, além da rede coletora de água e galerias que precisam ser recompostas.
Em nota, a Prefeitura de Brumado declarou: “Ressaltamos que o evento de ontem se trata de um desastre natural, o qual, infelizmente, não temos força alguma. Estamos trabalhando desde ontem à noite para sanar todos os transtornos causados pela forte chuva. A Prefeitura de Brumado está com várias equipes na rua e trabalhando em várias frentes para a limpeza e desobstrução de vias públicas, retiradas de árvores e entulhos acumulados, auxílio e monitoramento das pessoas afetadas pela situação.” A administração pública afirma ainda que o prejuízo estimado está entre R$ 3 a R$ 5 milhões.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias