Ipiauense, professor Albione comentou a importância da educação inclusiva em referência ao Dia do Estudante

A educação inclusiva é um modelo educacional que busca garantir o acesso e a participação de todos os estudantes, já independentemente de suas características individuais, necessidades especiais ou diferenças culturais, sociais e econômicas.

E tem como objetivo principal promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, valorizando as diferenças e proporcionando um ambiente educacional acolhedor e inclusivo para todos os alunos.

Em entrevista ao IPIAÚ ONLINE, o professor Albione contextualizou que nos primórdios da educação brasileira o ensino esteve associado aos poucos que podiam pagar aos professores particulares que ministravam as aulas em suas residências.

Com expansão do Sistema de Ensino Púbico nas primeiras décadas do século XX, por meio dos grupos escolares, era comum a aplicação de métodos repressivos e punitivos.

Para que a educação inclusiva seja efetiva, é necessário que as escolas adotem práticas pedagógicas e estratégias de ensino que atendam às necessidades de todos os estudantes, adaptando o currículo e os materiais didáticos, oferecendo suporte e recursos adequados, e promovendo a participação ativa de todos os alunos nas atividades escolares.

Ainda de acordo com Albione, não faz muito tempo, entre os instrumentos pedagógicos estavam as palmatórias, chicotes, caroços de milhos, além dos beliscões e puxões de orelhas e torturas psicológicas à guisa de passar o conhecimento à força.

Felizmente, atualmente, esse passado de exclusão e dificuldade de acesso à educação vem sendo superado por um projeto de escola que aceite e valorize as diversidades dos perfis dos estudantes, acolhendo-os e garantindo o devido respeito e o direito de frequentar as salas de aulas.

A educação é um direito de todos os estudantes e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as pessoas tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento.

“A educação ainda tem muito a melhorar. Portanto, são insuficientes os investimentos dos governantes em políticas públicas educacionais que valorizem e qualifiquem os profissionais da educação. É necessário melhor manutenção das estruturas físicas escolares e suportes psicopedagógicos que otimizem o processo ensino-aprendizagem, bem como a permanência do estudante no ambiente escolar e sua interação  com a comunidade escolar” finalizou Albione

A educação inclusiva busca eliminar barreiras para a aprendizagem, promover a diversidade e garantir que cada aluno receba o suporte necessário para alcançar seu potencial máximo. Isso envolve práticas pedagógicas flexíveis, adaptações curriculares e a criação de ambientes escolares acolhedores e acessíveis a todos.

Ipiaú Online/ Fábio Rodella


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