A comunidade surda de Ipiaú se reuniu em protestos para reivindicar melhores acessos nos espaços públicos da cidade.
Na ocasião o grupo realizou uma exposição de faixa que solicita dos órgãos públicos melhorias de direitos com a frase Cadê a lei 10.436/2002 ?
A Lei 10.436/2002 estabelece que os serviços públicos devem garantir o atendimento em Libras, seja por meio de profissionais fluentes na língua ou por meio de recursos de tradução e interpretação. Ela também prevê a formação de interpretes de Libras, visando facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes em diversos contextos, como saúde, educação, justiça e serviços públicos em geral.
Segundo a intérprete de libras Thai Ferreira, uma das principais reivindicações da comunidade surda de Ipiaú é que existam mais profissionais capacitados em Libras para que os surdos possam ser compreendidos. “Desejo que os lojistas invistam no conhecimento de seus funcionários”, declarou.
Procurando pela reportagem do IPIAÚ ONLINE, o presidente da CDL Odeilton Bastos comentou a demanda: “A CDL de Ipiaú promoverá um treinamento para todos os associados da entidade com objetivo de capacitar as lojas para atender de maneira correta os surdos de nossa região. Este treinamento acontecerá ainda este ano. Deveremos ter pelo menos dois colaboradores treinados em cada loja para o atendimento. Assim vamos facilitar a inclusão dos surdos em nosso comercial”, disse
A intérprete de libras finalizou sugerindo que o setor público deveria contratar intérpretes nos postos de saúde: “É difícil a comunicação entre os surdos e os médicos e enfermeiros. O problema começa na hora de marcar a consulta e por esse motivo tem família que paga a consulta particular para ser atendido”, comentou.
Ipiau Online / Fabio Rodella
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias