O governador diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, na tarde desta quarta-feira (28), que acionará a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) na Justiça por conta dos danos causados em Jequié e demais municípios atingidos pela cheia do Rio de Contas.
Segundo Jerônimo, o estado da Bahia deve se juntar às prefeituras dos municípios atingidos para a construção de uma ação conjunta, sob orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
“A irresponsabilidade da Chesf foi tão grande que não avisaram para os comerciantes tirarem seus produtos. Vamos entrar com um recurso jurídico contra a Chesf. Contactei a PGE. Ela [a Chesf] precisa responder”, afirmou o governador diplomado.
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), já havia responsabilizado a Chesf pelos danos causados durante a cheia do Rio de Contas. De acordo com o gestor municipal, houve desorganização do órgão federal, que não se preparou com um plano de prevenção à inundação.
“A cheia do Rio de Contas, na minha concepção, foi uma desorganização da Chesf, porque havia uma previsão desde o dia 18 de grandes volumes de chuvas nos dias 24 e 25. Por que a Chefs não vinha soltando água? Nós temos 40 dias pedindo à Chesf um plano de inundação. A Chesf nunca nos deu. A Chesf só tem plano de rompimento de barragem. A prefeitura de Jequié não tem nenhuma informação para saber qual seria o nível que a água chegaria caso acontecesse essa vazão acima de 2 mil metros [cúbicos] por segundo”, criticou Cocá.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias