Uma ação apreendeu na noite desta segunda-feira (17) em um trecho da BR-101 de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, quase dois mil unidades de caranguejo da espécie “guaiamum” transportados de forma ilegal.
O material era transportado “em péssimas condições” em um reboque de um Fiat/Pálio, sem refrigeração adequada, sem nota fiscal e sem a chamada Guia de Trânsito de Animal (GTA), informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia. Entre os crustáceos havia diversas fêmeas cuja pesca é proibida.
Aos policiais, o motorista disse que capturou os crustáceos em um manguezal na cidade de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro (RJ), e os levava para vender em bares e restaurantes de Aracaju (SE).
Ainda segundo a PRF, o motorista e os ocupantes do veículo foram detidos e levados para a delegacia de Eunápolis. Eles vão responder pelo crime de pescar, comercializar ou transportar pescado proveniente de pesca proibida (art. 34 da Lei 9.605/1998).
O Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] foi acionado para fazer as notificações e destinação do pescado. A PRF adverte que em certas épocas do ano, os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.
“São nestes períodos de proibições em que é possível garantir a reposição dos caranguejos na natureza”, informa a corporação.
Eunápolis: Ação apreende carga com quase 2 mil caranguejos transportada de forma ilegal; material continha fêmeas cuja pesca ainda é proibida pic.twitter.com/tvB2QuBxS8
— BN Municípios (@BNMunicipios) October 18, 2022
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias