A eleição presidencial de 2022 pode ser decidida ainda em primeiro turno, com uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a nova pesquisa do instituto Datafolha, publicada no início da noite desta quinta-feira (29).
Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 50% da preferência do eleitorado, contra 36% do segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em terceiro lugar, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB), que tem 5% da preferência.
Ciro tem sido alvo de uma campanha liderada por políticos e artistas para a destinação de um “voto útil” ao ex-presidente Lula, visando uma vitória ainda no primeiro turno da oposição a Jair Bolsonaro.
A divulgação considerando apenas votos válidos descarta eleitores indecisos e aqueles que responderam “branco” ou “nulo”, se alinhando assim à contagem oficial realizada pela Justiça Eleitoral.
Segundo o Datafolha, se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno, pois suas intenções de voto (49%) superam a soma de seus adversários (43%).
O Datafolha entrevistou 6.800 eleitores em 332 municípios brasileiros entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09479/2022.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias