Quase duas mil aves silvestres foram apreendidas em duas ações em Itabuna, no Sul, e em Jeremoabo, no Nordeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, os casos ocorreram neste domingo (11). Em Jeremoabo, 800 pássaros foram resgatados após uma abordagem realizada no km 58 da BR 110.
As aves eram transportadas em veículo Chevrolet Classic cujo motorista tentou evitar a fiscalização, mas foi interceptado. Dois homens estavam a bordo do veículo. Aos agentes, eles admitiram que levavam grande quantidade de aves, de diversas espécies, com objetivo de vende-las.
Ao todo, foram resgatados 848 pássaros de espécies como Papa capim, Bigodinhos, Trinca-Ferro, Pássaro Preto, Chofreu, Canário da Terra, além de três pássaros encontrados já sem vida. O condutor do veículo, de 36 anos, e o irmão, de 46 anos, foram detidos e levados para uma delegacia de Jeremoabo.
ITABUNA
Em outra ação, em Itabuna, a PRF apreendeu cerca de mil aves, como canários da terra, papa capim, coleiro e cardeais, após abordagem a um carro. Os pássaros foram levados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) onde vão receber cuidados e assim que estiverem recuperados, serão soltos na natureza.
Na ação, o motorista não foi preso, mas responderá um processo de crime ambiental.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias