Em contato com o programa Jornal da Nova, o pároco de São Roque, padre Márcio Luciano, informou que na edição 2022 da festa do padroeiro de Ipiaú, São Roque, pela primeira vez o evento não contará com a tradicional alvorada festiva. A decisão se deu pelo fato de que muitas reclamações foram levadas à paróquia em anos anteriores devido a poluição sonora, brigas e consumo de bebida alcoólicas por parte de alguns participantes.
“Sendo um evento aberto ao público, a alvorada acaba atraindo pessoas que não são ligadas à igreja e participam gerando transtornos e preocupações”, disse.
O padre relatou que a diocese está retomando o princípio fundamental da festa, que é o caráter religioso. “O aspecto secular da festa estava sendo mais participativo do que o religioso. As pessoas iam mais à praça do que ao templo e o objetivo maior não era esse”, comentou.
Na mesma entrevista o padre também anunciou o cancelamento este ano do Bingo de São Roque devido a situação econômica do país. “Com valor em torno de 300 mil reais, essa premiação poderia gerar uma dívida impagável pela dificuldade financeira das famílias neste cenário econômico atual”, explicou.
A festa de São Roque deste ano, que terá como tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, volta a ser presencial após dois anos de pandemia e terá seu novenário iniciando-se no domingo (07) com missa solene às 19hs, prosseguindo até o dia 16, com a realização de missas dedicadas ao público de várias atividades laborais e faixas etárias da cidade.
Após a realização da tradicional procissão do padroeiro, no dia 16, está programado um show em praça pública com a banda católica de nível nacional, Anjos de Resgate.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias