O ex-presidente Lula (PT) relembrou as polêmicas atitudes do presidente Jair Bolsanaro (PL) na gestão da pandemia e o culpou pelas mortes causadas pela Covid-19 em território brasileiro. Na avaliação do petista, por conta de decisões consideradas negacionistas, Bolsonaro seria responsável por pelo menos metade das 662,7 mil mortes que ocorreram no Brasil pela doença.
“Bolsonaro e seu governo devem ser responsabilizados por pelo menos metade das mortes na pandemia. Desrespeitou a OMS, trabalhadores da saúde. É só olhar os ministros da Saúde que escolheu. A existência do SUS foi importante. Quando necessitamos, o SUS estava pronto”, disse Lula, em entrevista a youtuber e mídias independentes na manhã desta terça-feira.
Na pandemia, Bolsonaro adotou uma postura de entrar em conflito com as principais orientações de saúde e foi contra a adoção de medidas de distanciamento social, além de fazer propaganda de remédios cientificamente ineficazes no combate à Covid-19. Por conta disso, o seu governo foi alvo de uma CPI no Senado.
“O Brasil precisa de um governo que cuide do povo. Um governo com o mínimo de tradição democrática. Palavras que não combinam com o governo atual”, continuou Lula, em relação a Bolsonaro, seu principal oponente nas eleições presidenciais que serão realizadas em outurbo deste ano.
“Bolsonaro é contra tudo que é bom, que é democrático, que é um avanço para a sociedade. Ele tem um mundo próprio, muito envolvido com milicianos. Não fala em educação, mas faz apologia às armas. Mas a sociedade quer a democracia, porque é muito bom viver em paz”, acrescentou na crítica.
A Tarde
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias