Muito além da cozinha, Abrasel e Unilever PRO se juntam em  curso gratuito de finanças, marketing e jurídico para  restaurantes 

Foto: Pixabay

Universidade do Restaurante disponibiliza cursos 100% online e gratuitos das principais áreas  operacionais e administrativas de um restaurante, desde o marketing, financeiro, até processos jurídicos  e legislação vigente. 

1 em cada 2 brasileiros querem empreender, sendo metade deles na área de alimentos e bebidas. Nesse  cenário de alta competitividade, saber os fundamentos do negócio é uma das diferenças para garantir sua  sobrevivência a longo prazo. 

Para apoiar esses novos operadores a obterem sucesso nessa jornada, a Unilever PRO – marca de produtos  profissionais de limpeza – e Unilever Food Solutions, montaram um curso completo das principais áreas que  todo profissional precisa conhecer antes da abertura do seu negócio. Por exemplo, quais são os direitos do  

consumidor? Como construir sua estratégia nas mídias sociais e como montar um plano de negócio  lucrativo? 

Com apresentação da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o curso foi dividido em 3  módulos que podem ser acessados instantaneamente após inscrição na plataforma. Os usuários podem  verificar seu avanço no curso e tirar certificados ao final de cada módulo. 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ABRIR UM RESTAURANTE? 

Para abrir um bar ou restaurante, é necessário saber mais do que cozinhar”, explica Marco Amatti, CEO  da Mapa Assessoria e ex-diretor executivo da Abrasel. “Para que a sua ideia seja lucrativa e dê certo, não  deixe de montar um planejamento estratégico. Pode ser trabalhoso, é verdade, mas tenha em mente que  essa é a chave para o desenvolvimento e o sucesso do seu negócio”.

Se você não sabe como começar um planejamento estratégico, o módulo de finanças explora justamente as  questões mais técnicas que todo operador de restaurante precisa se perguntar antes da abertura, como,  por exemplo, “qual o valor mínimo necessário para garantir o funcionamento do estabelecimento?”.  Também conhecido como capital de giro, o curso explica como calculá-lo, o que incluir em um relatório  financeiro, qual o ponto de equilíbrio do seu negócio, dicas de recrutamento, e quais as normas tributárias  em operações de Food Service no Brasil. 

O CLIENTE SEMPRE ESTÁ CERTO? SITUAÇÕES JURÍDICAS E COMO RESOLVÊ LAS 

O que fazer se começar uma briga em seu estabelecimento? E se houver um assalto ou um acidente? Dr.  Percival Maricato, advogado e consultor jurídico da ESBRE, é o responsável pelo módulo “Direitos do  Consumidor” do curso, no qual vai apresentar situações comuns ou problemáticas no dia a dia de um  restaurante, como lidar com elas e evitar prejuízos financeiros e de reputação para o restaurante. 

Em relação aos direitos e deveres de quem empreende no setor de bares e restaurantes, o módulo também  abordará assuntos como locação, direitos autorais, licença sanitária e navegação segura – ou seja, como se  destacar das outras opções no mercado. 

COMO SE MANTER RELEVANTE ONLINE? 

Sabia que de cada 10 acessos na internet, 9 se iniciam por um buscador, como o Google? Esses é um dos  dados apresentados por Fabio de Francisco, especialista de marketing da ESBRE, Escola de Bares e  Restaurantes, ao explicar o cenário atual da publicidade e divulgação para restaurantes. 

A comunicação nas redes sociais e na internet são um dos pilares fundamentais na visibilidade de um  restaurante, mas o que fazer para atingir as expectativas do consumidor no ambiente online? Afinal, não basta estar presente em todas as redes sociais possíveis, são necessárias estratégias específicas para cada público. 

Todo esse conteúdo, e mais, está disponível gratuitamente na plataforma Universidade do Restaurante.  Inscritos ganham acesso instantâneo a dezenas de cursos ministrados por profissionais ligados aos  principais nomes no mercado de alimentação fora do lar, como o SENAI, SENAC, Unilever Food Solutions  (UFS) e outros profissionais renomados. Além do curso sobre finanças, marketing e jurídico, operadores e  profissionais de gastronomia podem aprender sobre as principais tendências do mercado, gestão, vigilância  sanitária, ideias de cardápios e muito mais.


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