A empresa sul-africana de exploração de minério Sibanye-Stillwater, decidiu abandonar as negociações pela compra das minas de níquel Santa Rita e Serrote, ambas no Brasil, empreendimentos da Appian Capital, que seriam vendidas por US$ 1 bilhão e royalties líquidos de 5% sobre a produção futura.
A Sibanye pretendia adquirir as operadoras Atlantic Nickel, que opera a mina de Santa Rita, e a Mineração Vale Verde (MVV), que está desenvolvendo a mina de Serrote.
Os contratos de compra e venda já haviam sido assinados mas a Sibanye resolveu desistir da empreitada, alegando um “evento geotérmico de fratura na mina”, o qual, segundo alegou, poderia prejudicar a atividade futura da exploração
O negócio com a MVV também será encerrado, pois estava condicionado ao fechamento do negócio com a Atlantic Nickel.
Enquanto isso, a Appian diz que não há base para a Sibanye rescindir legalmente os dois acordos.
A empresa observa em uma declaração separada que o evento geotécnico equivale a uma fratura localizada que ocorre no curso normal das operações a céu aberto.
De acordo com a empresa, a Santa Rita deverá ter um forte desempenho operacional e financeiro em 2022 e gerar fluxo de caixa livre significativo.
A Appian está atualmente avaliando todas as suas opções legais e tomará todas as medidas necessárias para fazer valer seus direitos legais.
Ipiaú Online / Mining Weekly
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias