A Secretaria de Saúde de Ipiaú continua executando o Plano de Contingencia em Saúde para o período pós inundações. Dentre as ações em curso a equipe de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental realiza o monitoramento da água que chega às torneiras dos moradores atingidos pela enchente ocorrida recentemente nesta cidade.
Amostras de água estão sendo coletadas em alguns pontos das áreas atingidas.
O material coletado será enviado a um laboratório onde serão feitas análises microbiológicas e físico-químicas, com vistas a detectar quaisquer anormalidades.
O monitoramento é de fundamental importância pois visa garantir que a água que chega à população seja de boa qualidade e posa ser usada com total segurança. A potabilidade da água compreende um rigoroso processo, respeitando os padrões de qualidade estabelecidos pela Portaria 2.914/2011* do Ministério da Saúde.
A coordenadora da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental de Ipiaú, Vanessa Fonseca, lembra que as inundações figuram entre as catástrofes naturais que mais danos ocasionam à saúde pública e ao patrimônio, com elevada morbimortalidade, em decorrência do efeito direto das enchentes e das doenças infecciosas secundárias aos transtornos nos sistemas de água e saneamento.
Este fato gera a necessidade da intensificação das ações de vigilância em saúde de forma oportuna, coordenada e articulada com outros setores e com base em dados para a tomada de decisões. (José Américo Castro).
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias