Uma pesquisa Datafolha divulgada hoje (19) aponta que 74% dos brasileiros dizem que não pretendem se reunir com pessoas que não vivam na mesma casa durante as festas de Natal e Ano Novo. Devido à pandemia de Covid-19, aglomerações e visitas são desaconselhadas pelas autoridades de saúde.
O índice é maior entre mulheres (78%) do que entre homens (70%). Além disso, idosos são mais cuidadosos (78%) do que os jovens.
Por outro lado, os mais ricos e mais escolarizados são os que mais pretendem se encontrar com pessoas que não moram na mesma casa: 47% dos que ganham acima de 10 salários mínimos e 37% dos que têm ensino superior completo.
Até mesmo entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, a maioria diz que não pretende se reunir com pessoas de fora. O chefe do Executivo é conhecido por minimizar a gravidade da Covid-19. Entre os que acham o governo ótimo ou bom, 69% não vão encontrar pessoas que não moram na mesma casa.
Ainda de acordo com a pesquisa, 84% dos entrevistados não pretendem viajar neste final de ano.
O Datafolha ouviu 2.016 brasileiros adultos em todas as regiões e estados do país, por telefone, entre 8 e 10 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias