Final de campanha, polêmica das pesquisas e o discurso de Chupilha em Ripa na Chulipa com José Américo Castro

Ripa na Chulipa

Por José Américo Castro

Reta final: Candidatos aumentam ritmo de trabalho

A campanha eleitoral chega na reta final e deve se intensificar nos próximos dias. Candidatos e apoiadores aumentaram o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça dos que já se definiram por um postulante a prefeito e a vereador.

No pouco tempo que resta, os candidatos se esforçam para vencer o cansaço e exibir caras e bocas de vitoriosos nos eventos que promoverão até dias antes da eleição. Nenhum dos prefeituráveis se acha derrotado e fazem tudo para aparecer liderando as próximas pesquisas de intenção de votos.

De agora até o próximo dia 15, todos os candidatos vão evitar desgastes desnecessários e torcer para que os adversários não coloquem cascas de banana em seus caminhos. Eles sabem que qualquer erro agora poderá significar uma derrota nas urnas, ninguém quer ouvir falar em possíveis equívocos nesta reta final da campanha. Se cochilar o cachimbo cai.

Última carreata

Será da prefeita Maria das Graças, candidata à reeleição, a última carreata da atual campanha eleitoral em Ipiaú.

O evento acontece na tarde/noite do próximo sábado, 7, e promete reunir um número record de automóveis. A meta é superar a carreata do candidato Alipinho da Doce Mel-PMDB- que no último sábado, 31 de outubro, envolveu cerca de 500 veículos.

Mendonça à distância

Capricho, prudência ou compreensão, o certo é que fazem mais de quatro anos, duas eleições, que o ex-prefeito José Mendonça não comparece a Ipiaú. Bem que a oposição queria provoca-lo para tirar proveito das suas reações explosivas.

Mas, ele não veio. Está lá em Salvador, na dele, torcendo por Maria, sua amada esposa, sabendo que apesar de polemico fez história com duas excelentes administrações em Ipiaú, ambas fundamentadas nos princípios elementares da transparência e austeridade.

Jogando limpo

Não subestimem Deraldino. O cara ainda tem muita força e muitos seguidores. Seu eleitorado cativo e fiel, pode trazer uma resposta surpreendente. Dentre outras lições desta campanha Dera aprendeu a separar o joio do trigo, conhecer que seus verdadeiro amigos são aqueles que continuam ao seu lado e não debandaram pelo pecado capital.

Deraldino vem jogando limpo, fazendo um trabalho discreto e silencioso, comendo o mingau quente pela beirada. É por aí que mora o perigo. E tem mais: o candidato tem respaldo junto deputado Sandro Regis e ao prefeito de Salvador, ACM Neto (ambos do DEM).

Radiografia

Campanhas eleitorais às vezes revelam faces ocultas que até então estavam sob máscaras bem moldadas. O que parecia manso se mostra agressivo, o que aparentava tranquilidade aparece em desespero. Nesse arremedo, o medo coloca-se em valentia, a aparente humildade transveste-se em arrogância, escancara-se a prepotência. Acham que podem tudo, mas deparam-se com o nada.

Como já disse Raul: “Plunct Plact Zum, não vai a lugar nenhum! Ilusão de Rei Momo cuja chave da cidade só lhe é entregue em feriado de carnaval. A propósito: Se Deraldino for eleito e cumprir a promessa de realizar a Micareta, talvez venha precisar de uma dessas majestades.

Pesquisas
Não adianta discutir. O tira teima da pesquisa vai ser o resultado da eleição. Até lá cada um puxa a sardinha para sua brasa, dizendo seu o dono o dono da verdade… Mais uma pesquisa deverá ser divulgada nos próximos dias.

Cumpriram a palavra
Dos chamados candidatos nanicos, ou seja, aqueles que vem no segundo pelotão da corrida eleitoral, apenas um não cumpriu a palavra de permanecer competindo até o final da prova. Aloisio do Cartório -PSL- (foto) jogou a toalha pouco tempo depois da largada. Foi de mala e cuia para a escuderia azul.

Washington da Caixa-PSB-, Gilvan Barbosa-PSC-, Val da Glut-PTC-, Carlos da Links-Cidadania- e Leliane dos Sem Teto-PSOL-, mostraram resistência democrática e entram na história ipiaúense por serem fiéis aos seus princípios políticos.

A dama de azul
A cidade de Salvador tinha a lendária “Mulher de Roxo’ que transitava na Rua Chile chamando a atenção de todos. Ipiaú ganhou a Dama de Azul que rouba cenas nos eventos do Gordinho e já se autoproclamou arco-íris.

O discurso de Chupilha
Aurenito Henrique dos Santos, o famoso “Chupilha”, marcou época em Ipiaú. Aprontou mais que Pedro Malasartes, enrolou meio mundo de gente, entrou no folclore da cidade.Com tanta artimanha não poderia ficar fora da política ipiaúense. Candidato a vereador, participava de um comício na Rua do Cruzeiro quando, em empolgante discurso, disse:” Vejo esse povo e fico tão emocionado que até sinto arrepios nos cabelos… Antes de completar a frase, um gaiato, ao pé do palanque, gritou:- do c… Sem perda de tempo Chupilha retrucou: ” da tua mãe f.d.p!

 

 

As opiniões deste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessáriamente a opinião editorial do Ipiaú Online

Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh