O jornalista José Américo Castro, também prestigiado pelo seu trabalho de registro da história do município de Ipiaú, estreia nesta quinta-feira (15) sua coluna de opinião no IPIAÚ ONLINE. Com estilo popular e sempre enfocando temas do dia a dia da comunidade, ele sempre chama a atenção para o que o povo quer saber.
Confira:
Ripa na Chulipa
José Américo Castro
A insustentável leveza do ser
Passeatas, caminhadas, carreatas, comícios. Tudo isso pela disputa do poder. Insustentável impulso de cada ser no calor da luta. Pesos e medidas, levezas e sublimações. Expectativa geral quanto a quem sobe, quem desce, quem chega lá, quem não sai do seu lugar e quem fica no lugar.
A comunidade mobilizada, muita promessa, muita conversa, cooptações, compreensões, transparência, subterfúgios, jogo limpo, jogo sujo. O povo decide, a democracia permite.
Não acredito
Pra mim é FAKE, esse papo de que Deraldino vai se unir a Alipinho em troca de supostos benefícios. Deraldino vem fazendo uma campanha aparentemente limpa, discutindo ideias, dando provas de amadurecimento político.
Numa hipótese de que o boato torne-se em realidade, a tal fusão com Alipio pode atrapalhar a trajetória de Dera e até comprometer o seu futuro político. O negócio só será bom para ele se lhe derem a cabeça da chapa. Vice por vice é melhor Deraldino segurar a própria candidatura ao cargo onde já esteve duas vezes.
O bicho come
Cedendo a cabeça de chapa, Alipinho sai perdendo e não sedimenta o seu projeto de ser prefeito de Ipiaú. A situação é complicada para ambos.
É daquele tipo de embolar o meio de campo. ”Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Repito: pra mim essa conversa é furada, fake news da pior espécie e intenção. Enquanto os boatos propalam negociatas, Maria segue sua rota, fazendo o que acha que é certo e que deve ser feito.
Fumaça
Apesar de acreditar que Dera não vai se vender e nem o Gordinho vai comprar, uma dúvida paira no ar: porque alguns vereadores, candidatos à reeleição, que são filiados ao DEM, partido de Deraldino, estão hipotecando apoio ao candidato majoritário do MDB?
Em uma campanha eleitoral tudo pode acontecer, inclusive nada. “Onde há fumaça, há fogo”.
Deixar um antigo aliado no meio da guerra, pode ser interpretado como traição ou estratégia. Não sendo ardil, a debandada se torna ainda mais indigna, sobretudo se o aliado abandonado for o comandante das fileiras.
A força da grana
A coisa piora se o fato foi movido pela “ força da grana que ergue e destrói coisas belas”. Cabe a Deraldino um pronunciamento em relação à debandada daqueles que diziam ser seus fiéis escudeiros. Mercenarismo político é algo extremamente repugnante.
Cantiga do sapo
Prá variar uma perola da MPB tirada da cachola do genial Jackson do Pandeiro:
– Tião
– Oi!
– Foste?
– Fui!
– Compraste?
– Comprei!
– Pagaste?
– Paguei!
– Me diz quanto foi?
– Foi quinhentos réis.
Apelidos
No vale quase tudo por uma vaga na Câmara Municipal de Ipiaú muitos candidatos apostam nos apelidos pelos quais são reconhecidos na comunidade.
Algumas alcunhas estão relacionadas com os locais onde moram, ou com as atividades que exercem. Em levantamento das candidaturas registradas no Tribunal Regional Eleitoral constatamos nomes como: Bizunga, Pitú, Jacaré, Morotinha, Biro Biro, Chico Tuita, Picolé, Loira do Bar, Antônio da Pipoca, Rubinho do Beiju, Tadeu do Queijo, Sim do Lanche, Zene do Bazá, Plinio da Oficina, Fernando do Laricão, Zé do Caminhão e Leli da Serraria. A oferta é sortida. É pegar ou largar.
Jogo sujo
Atacar o carro fumacê, depredar o banner do comitê de Maria, manobrar para atrapalhar a mega carreata, mentir, agredir…. Tudo isso é atitude de desespero, jogo sujo, vandalismo, pratica retrograda e abominável. Sintoma de quem está no desespero. Se o cremozinho não resolve, toma paquetá.
Claudia Furacão
Dançando, requebrando, gritando, Claudia Furacão vem carimbando seu passa porte para a galeria das personalidades folclórica ipiaúenses. Tá sempre na cola da sua candidate e às vezes rouba a cena no melhor estilo espalhafatoso. Sem dúvida será uma das personagens paralelas dessa campanha eleitoral.
As opiniões deste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessáriamente a opinião editorial do Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias