Tecnologia: Seus dados do Facebook foram roubados? Saiba com um clique

O escândalo do uso indevido de dados do Facebook afetou 87 milhões usuários da rede social. A companhia informou que ao menos 443 mil brasileiros tiveram suas informações coletadas e passadas para a consultoria política Cambridge Analytica.

Nesta segunda-feira (9), foi anunciado que o Facebook vai passar a alertar vítimas do uso indevido de dados. Mas se você quer matar a curiosidade logo, o UOL ensinou uma outra forma de saber se suas informações foram violadas.

Para isso, faça o login no Facebook e acesse esta página (ajuda). Assim, o Facebook diz logo de cara se você foi afetado pelo escâdalo, ou não. A maioria dos usuários vai receber uma mensagem dizendo que ” nem você, nem seus amigos entraram no aplicativo “This Is Your Digital Life”.

Se estiver logado no Facebook e clicar neste link (checar), ou pesquisar pelo título original da nota “How can I tell if my info was shared with Cambridge Analytica?” ou “Como posso saber se minhas informações foram compartilhadas com o Cambridge Analytica?”, aparece de cara a informação. Ali, o Facebook checa o seu perfil e informa a sua situação particular em relação ao caso.

No entanto, caso você tenha sido vítima, o Facebook vai dizer que seus dados foram utilizados pela Cambridge Analytica em suas estratégias.

O Facebook estima que os dados do Facebook de até 87 milhões de pessoas “podem ter sido compartilhados de maneira imprópria” com o Cambridge Analytica durante a eleição presidencial dos EUA. Desse total, estima-se que 70,6 milhões foram apenas nos EUA, seguido de Filipinas (1,1 milhão), Indonésia e Reino Unido (1 milhão), México (789 mil), Canadá (622 mil), Índia (562 mil), Brasil (443 mil), Vietnã (427 mil) e Austrália (311 mil).

UOL Notícias