Saci Pererê vai virar filme estrangeiro de terror

Difícil seria encontrar um brasileiro que não saiba ‘quem é’ o Saci Pererê. Para muito além de produções como O Sítio do Picapau Amarelo, o folclore brasileiro já foi imortalizado em vários outros formatos, como em músicas nacionais – um bom lembrete é a canção animada Pererê, de Ivete Sangalo. Mas, o personagem de um pé só vai sair do Brasil e alcançar o mundo em breve, só que não exatamente da forma como o conhecemos.

De acordo com o portal informativo Deadline, a imagem quase ingênua e alegre do Saci vai ganhar uma nova adaptação aterrorizante para os cinemas internacionais. A ideia teria sido do diretor do filme O Príncipe do Natal, Nate Atkins, que está escrevendo e deve dirigir a nova produção. Ainda sem previsão de estreia, o longa já foi garantido pela produtora britânica Hindsight Media, responsável por filmes como O Discurso do Rei.

A trama, em processo de construção, ainda não teve sua sinopse divulgada. No folclore brasileiro, porém, é sabido que o Saci Pererê remete ao fim do século 18, quando se começou a contar o caso de um personagem travesso, que gosta de pregar peças e assustar turistas. Monteiro Lobato foi o primeiro autor a retratá-lo na literatura e a figura se expandiu para outros livros, histórias em quadrinhos e filmes.