Ipiaú: Vereadora propõe campanha de incentivo ao plantio de arvores na cidade

A instituição de uma campanha permanente de incentivo a arborização das ruas, praças e jardins de Ipiaú é o que dispõe o Projeto de Lei nº 001/2018, da autoria da vereadora Andréia Novaes de Oliveira-PMDB-. A matéria já foi lida em plenário e se encontra sob a apreciação da Comissão de Justiça da Câmara Municipal.

O projeto estabelece que a campanha seja feita através de divulgação na imprensa e em cartazes afixados nas ruas da cidade, assim como nas unidades escolares e prevê que as mudas de arvores e plantas ornamentais a serem plantadas sejam cedidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, aos cidadãos que manifestarem interesse em mantê-las em frente às suas residências.

A matéria também indica que possam ser plantadas arvores frutíferas nos quintais dos prédios residenciais, devendo ser escolhidas as mudas mais resistentes ao ambiente urbano. O combate à poda indiscriminada das arvores já existentes é outro ponto importante na proposição. Na justificativa do Projeto 001/2018, a vereadora explica que Ipiaú é uma cidade carente de arborização e precisa reverter esta situação. “ Existem várias ruas sem uma arvore sequer. Muitas arvores foram cortadas sem justificativas convincentes e não foram substituídas por outras. A purificação do ar, a melhoria no clima e mais sombra para todos, são alguns dos benefícios que a arborização poderá trazer para a população”, pontuou a autora do projeto.

José Américo Castro / Ascom-Câmara de Ipiaú