Ipiaú: Vereador Lucas de Vavá apresenta Projeto de Lei pelo Dia da Capoeira

O dia 10 de Julho foi indicado com o “Dia da Capoeira”, a ser integrado no calendário oficial do município de Ipiaú.

Nesta semana, durante realização de seção ordinária, o vereador Lucas Louzado (o Lucas de Vavá), protocolou junto à mesa da Câmara Municipal de Vereadores de Ipiaú, a indicação do Projeto de Lei para instituição no calendário oficial do município, o Dia da Capoeira.

Lucas e o professor Milton.

A iniciativa do vereador Lucas se dá por entender que a dança e esporte “Capoeira”, faz parte do contexto cultural e educativo enraizado na cultura e direcionamento educacional dos jovens ipiauenses.

Ele entende que quanto mais os jovens estiverem envolvidos com práticas saudáveis como a da capoeira, muito mais distantes eles estarão das drogas e da marginalidade.

Estiveram presentes na seção representantes do movimento da capoeira na cidade. Dentre eles, o fundador da Associação de Capoeira Guerreiros de São Jorge, o professor Milton, também a professora de capoeira Eleite, o mestrando Vando, além de Ivanildo Perreira e Genivaldo.

“Como representante do povo, tenho o dever de valorizar pessoas e atitudes que trazem o bem para a nossa sociedade. Então nada mais justo que homenagear e demonstrar a importância da capoeira para nosso povo.”

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

O projeto foi aprovado por maioria após votação na Câmara. Agora segue para sanção da Prefeita para se tornar Lei efetivamente.

ASCOM Ver. Lucas Louzado (Lucas de Vavá)