Ipiaú: Projetos  do Poder Executivo  foram aprovados com ausência de cinco vereadores da base

(Foto: Noel Rodrigues / Ipiaú On Line)

Foram preciso duas sessões consecutivas para que a Câmara de Vereadores de Ipiaú aprovasse os projetos de lei que garantem benefícios salariais aos professores e demais servidores  da Prefeitura Municipal. Ambos são da autoria do Poder Executivo que solicitou as suas apreciações em regime de urgência .

O Projeto de Lei nº006/2018 concede reajuste de 6,81 % aos  vencimentos dos profissionais do magistério do município para o fim especifico de adequação ao piso salarial nacional, enquanto o Projeto de Lei nº 007/2018 dispõe sobre a reposição do índice correspondente  aos  exercícios  de 2016 e 2017 aos servidores da administração. Neste caso o reajuste foi de 5%.

Alegando  não ter recebido os dois projetos   em tempo  hábil  a bancada da oposição requereu um prazo até o dia seguinte para  proceder a votação , o mesmo ocorrendo  em relação à emissão do parecer da comissão competente.  A proposta foi submetida ao plenário e acabou vitoriosa com a diferença de um voto ( 7 X 6 ).

Coube ao Presidente José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos)- PP- o voto do desempate. Insatisfeita com a decisão a maioria da bancada governista, com exceção de Carlinhos e Jô da AABB, abandonou a sessão, deixando o plenário esvaziado e atropelando o  resto da pauta, inclusive provocando o arquivamento do Projeto de Resolução nº  00 7/2018, da autoria do vereador Erivaldo Carlos (Pery)-PP- , que propunha a concessão da Comenda Altino Cerqueira ao ex-prefeito Zequinha Borges, o qual comprovadamente prestou relevantes serviços ao município.

 No dia seguinte, em sessão extraordinária, com a ausência dos vereadores Orlando Santos, Claudio Nascimento, Lucas de Vavá, San de Paulista e Robson Moreira, as duas matérias foram apreciadas, votadas e  aprovados com oito votos favoráveis.

Ao Projeto de Lei nº006/2018 foi apresentada pelas Comissões de Educação e de Finanças, uma emenda retroagindo os vencimentos para o dia 1º de Maio e desse modo atendendo os anseios da categoria e a um acordo que esta firmou com o município.

José Américo Castro/ASCOM Câmara de Ipiaú