Ipiaú: Prefeita Maria das Graças convida ipiauenses a ingressarem na luta contra a violência à mulher

Respeita as Mina

“É preciso que tenhamos coragem para quebrar os conceitos que expõem a mulher como inferior ao homem, como objeto de sua propriedade… é preciso desconstruir essa imagem. Todos nós, homens e mulheres, somos iguais e temos direitos iguais”.

Este foi um dos trechos da mensagem da prefeita Maria das Graças ao lançamento do Projeto Respeita as Minas, ocorrido na última sexta-feira, 2, no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI). Na oportunidade, a gestora convido todos os ipiauenses a ingressarem nesta luta contra a violência direcionada à mulher.

A Secretária de Ação Social, Nena Costa, representou a prefeita Maria das Graças que devido a compromissos inadiáveis junto ao Governo do Estado não pode comparecer à solenidade, mas encaminhou uma mensagem reafirmando o seu engajamento neste projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-Ba) e o apoio ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Durante o evento, coordenado por Kaliana Fontes, aconteceram oficinas de capacitação da rede de atenção da sociedade civil com o objetivo de melhorar o atendimento às mulheres e proporcionar um melhor acompanhamento dos atos de responsabilização dos agressores. Em sua mensagem, Maria disse que o fato de ser prefeita, em um ambiente historicamente dominado pelos homens, já é um gesto concreto de empoderamento diante da sua condição de mulher. Ela revelou que sente-se feliz por dar o exemplo de conduzir o Poder Executivo Municipal com um quadro de secretários onde as mulheres predominam e são maioria.

“Desde o início do nosso mandato, tratamos de estruturar o município com os equipamentos e setores disponíveis, ao amparo em todas as questões relacionadas à mulher, a criança, ao jovem e ao idoso. Assim vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Ação Social, com atendimentos no CREAS e no CRAS. Essas ações são para o fortalecimento do convívio familiar, sobretudo o combate a violência doméstica”, destacou a gestora.Maria também disse das ações desenvolvidas pela Policia Militar, Policia Civil e Ministério Público, no sentido de fazer valer a Lei Maria da Penha, no âmbito municipal. Ela lembrou que seu governo, desde que foi instalado, vem apoiando tais procedimentos e desenvolvendo políticas públicas importantes para a fundamentação de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Na conclusão da mensagem a prefeita assegurou: “É preciso que tenhamos coragem para quebrar os conceitos que expõem a mulher como inferior ao homem, como objeto de sua propriedade… é preciso desconstruir essa imagem. Todos nós, homens e mulheres, somos iguais e temos direitos iguais. Convido a todos os ipiauenses, jovens e adultos, a ingressarem nesta luta contra a violência direcionada a mulher. Denunciem !!! Não se calem!!!

O lançamento do Projeto Respeita as Minas foi mais um momento histórico para este município que é governado por uma mulher e luta contra as desigualdades.

ASCOM/Prefeitura Municipal de Ipiaú