Ipiaú: Associação dos produtores de leite promoveu palestra para produtores regionais

Diretoria da Aproleite juntamente com a diretoria da Bahia Leite e Produtores. (Foto: Noel Rodrigues / Ipiaú On Line)
Diretoria da APROLEITE juntamente com a diretoria da BAHIA LEITE e produtores. (Fotos: Noel Rodrigues / Ipiaú On Line)

Buscando implementar melhorias para o setor produtor e de comercialização de leite para os produtores de Ipiaú e região, na noite desta terça-feira (30), a APROLEITE (Associação do Produtores de Leite do Vale do Rio de Contas), com sede em Ipiaú, em conjunto com a BAHIA LEITE, entidade que representa o segmento produtor no estado, promoveram uma palestra destinada aos empresários e produtores que exploram o segmento leiteiro na nossa região.

Em Ipiaú há 20 anos atuando no segmento leiteiro, a APROLEITE sabe o quanto a união dos produtores através de associações e cooperativas é importante para fortalecer o setor.

Produtores de Ipiaú e cidades circunvizinhas se fizeram presentes.
Produtores de Ipiaú e cidades circunvizinhas se fizeram presentes.

No encontro que contou com a presença do Sr. Danilo Reis, presidente da BAHIA LEITE, o objetivo principal foi debater questões pontuais para fortalecimento da atividade, não apenas para produtores da região, como também a nível estadual e nacional, já que os produtores do setor vem no momento passando por um período onde a cotação do leite (in natura) vem sendo comercializado com preços abaixo da média dos últimos anos.

WhatsApp Image 2018-01-31 at 00.05.15

Um fator que também contribui em desfavor dos produtores baianos, é a alta incidência de impostos sobre o leite e implementos agrícolas, necessários à manutenção da qualidade dos pastos e rebanhos leiteiros aqui na Bahia. Além disso, os produtores aqui no estado ainda enfrentam uma concorrência desleal do leite industrializado e de produtos derivados do leite que são importados de outros estados com a obtenção benefícios como isenção, substituição ou redução da carga tributária. Desta forma, para se manter competitivo no mercado, os produtores baianos são obrigados a reduzir custos de produção ao máximo e otimizar sua área de produção de forma a obter o melhor rendimento de litro de leite por hectare, o que demanda de estudos técnicos e investimento em novas tecnologias.

WhatsApp Image 2018-01-31 at 00.05.15 (1)

A pretensão do encontro foi a de unir forças entre produtores e associações de todo o estado, para juntos ter uma força de mobilização e representatividade no setor de produção leiteira e devidamente representados, buscar junto ao governo do estado e federal melhores condições e incentivos para a produção leiteira a nível nacional, estadual e regional, favorecendo desde os grandes aos pequenos produtores leiteiros.

Em entrevista ao IPIAÚ ON LINE, o Sr. Sérgio Teixeira, Diretor da APROLEITE disse: “Os objetivos da APROLEITE, entidade que atua na região há mais de 20 anos, se tornam mais próximos da sua realização com a filiação a uma entidade de representação da classe a nível de estado com a BAHIA LEITE, ou a nível Brasil com a ABRALEITE. Cabe aos produtores regionais se unir à sua associação, fortalecendo-se diante do cenário estadual e federal.”

Já Espártaco Teixeira, Presidente da APROLEITE disse: “Vale ressaltar que a filiação a APROLEITE não está restrita aos grandes produtores. A associação está à disposição para filiação ou orientação de todo e qualquer produtor da região, independente da sua produtividade. Basta que este sinta a necessidade de unir forças para ter uma melhor representação na comercialização do seu produto.”

A Bahia possui o 3º maior rebanho leiteiro, a 7ª maior produção de leite do Brasil e ocupa apenas a 23º posição no ranking de produtividade nacional.

O estado conta com mais de 180 empresas legalizadas, além de centenas de pequenos produtores, que geram cerca de 50 mil empregos, desde a captação até a produção e distribuição. Nos últimos quatro anos, a Bahia incrementou em 25% a produção de derivados, como iogurte, queijos e manteiga.

qualidade-leite

Alimentação equilibrada
Consumir leite e produtos lácteos contribui para o desenvolvimento tanto físico quanto intelectual. É um alimento importante para as diferentes fases da vida. Contém proteína de alta qualidade que auxilia na construção dos tecidos, contribuindo para preservar músculos, cabelos, unhas, além de outros benefícios para o corpo. O leite possui vitaminas como A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia e otimizam a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos.

Um dos principais nutrientes do leite é o cálcio, essencial para a formação óssea. Os produtos derivados do leite são as principais fontes dietéticas de cálcio, pois apresentam maior biodisponibilidade nesse grupo alimentar. A ingestão de cálcio na juventude diminui o risco de osteoporose na idade adulta.

Aos interessados em obter maiores informações, seguem os telefones para contato:

APROLEITE (Ipiaú):

Escritório – 3531-4374 / Espártaco Teixeira – (73) 99974-3419 / Sérgio Teixeira – (73) 99966-4376

BAHIA LEITE:

Leonardo – (75) 98154-0303

ABRALEITE:

www.abraleite.org.br / E-mail – [email protected]

Noel Rodrigues / Ipiaú On Line