Emagreça com o poder da mente: hipnoterapia promove perda de até 18 kg

As pessoas geralmente fazem dietas loucas para emagrecerem em um curto espaço de tempo. Mas, o segredo para perder peso pode estar apenas no controle da mente. A expressão “a mente tem poder” tem feito cada vez mais sentido na vida de pessoas que recorrem a hipnoterapia para alcançar o peso ideal. Através do combate as compulsões alimentares uma pessoa pode perder entre 10 e 18 kg no final do tratamento.

O tratamento de hipnoterapia ou hipnose clínica consiste em técnicas que trabalham sentimentos, traumas e dores para reprogramar a mente e a partir disso criar estímulos para mudanças de hábitos e, consequentemente, inibição do apetite.

Nas sessões de regressão e hipnose, o paciente é levado a acessar seu subconsciente ou inconsciente para buscar as primeiras manifestações do ato de comer de forma compulsiva e modifica-los positivamente. Pois a compulsão normalmente é associada ao descontrole emocional.

A terapeuta Erika Lins explicou que uma das técnicas usadas é a instalação de um balão intragástrico imaginário por meio da hipnose. “O paciente entra em transe hipnótico e passa por uma sessão de relaxamento profundo. Depois, o profissional vai sugerir ao paciente que ele (a) está sendo conduzido a uma sala de cirurgia, com equipe médica, anestesia e todos os procedimentos necessários para uma operação normal. Ao final, a pessoa vai se se sentir saciada com menos comida”, explicou Erika.

A hipnoterapia pode ser feita com várias finalidades, desde o emagrecimento até a superação de traumas e fobias. Os tratamentos duram em média três meses, com quatro sessões de 1h e meia ao mês, dependo da necessidade do paciente. Em Salvador, é possível fazer sessões com valores a partir de R$ 300, nas unidades da clínica Viterbo (Itaigara, Caminho das Árvores, Comércio, Paralela, São Cristóvão e Calçada).

A consultora de imagem, Rafaela Mancini, 27, usou a hipnoterapia para superar a pressão de mudar de profissão e controlar o ganho de peso. “Eu comia o tempo todo e não tinha ânimo para fazer nada, nem exercício e nem dar os passos para atingir meus objetivos com a nova profissão. Fiz um mês de tratamento e, desde as primeiras sessões, já senti melhoras na ansiedade e estresse o que, por consequência, me deu maior controle sobre a comida e consegui emagrecer 4kg”, contou.

Efeito no organismo

De acordo com Erika, o efeito da hipnoterapia de emagrecimento é permanente, mas o paciente só vai começar a perceber a perda de quilos a partir da segunda sessão. Uma dica para manter o peso ou emagrecer mais é praticar a auto hipnose, retrabalhando a mente a entender que estresse, decepção e outros problemas não vão ser resolvidos comendo compulsivamente e nem se “jogando as traças”. Você precisa desenvolver hábitos saudáveis, se alimentar melhor, praticar atividade física e até mesmo recorrer ao acompanhamento de um nutricionista para otimizar o efeito.

Além disso, a especialista indicou que o pensamento positivo faz toda diferença. Tenha uma meta e acredite que você conseguirá alcança-la. Se posicione como causa e não como vítima na sua vida.

Mitos da hipnose

O tratamento hipnótico tem como objetivo melhorar o dia a dia do paciente e ajudá-lo a alcançar a sensação de bem-estar com seu peso, aparência, profissão e outros fatores. Logo, não a confunda com a hipnose de palco. Erika garante que a hipnoterapia não tem nada a ver com recorrer a vidas passadas, que ninguém faz regressão e se perde no inconsciente.

Nas sessões, o paciente será conduzido a um transe leve ou médio para recorrer as memórias. A única coisa que o transe pode fazer é bagunçar a noção de tempo, de ter passado 1h e o indivíduo ter a sensação de que foram minutos.

*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré / Ibahia